Redes de Atenção à Saúde

7 votos

As Redes de Atenção à Saúde  (RAS) são mecanismos, ações e serviços que visam garantir  a integralidade dos serviços de saúde.  A RAS quando em gerida trás eficácia e melhoria dos serviços do SUS, atendendo todas as necessidades desde a baixa até a alta complexidade, sem deixar de garantir acesso e bom atendimento.

A organização das RAS para se estruturar bem precisa ter base nos seguintes aspectos: economia de escala, disponibilidade de recursos, qualidade e acesso; integração horizontal e vertical; processos de substituição; territórios sanitários; e níveis de atenção.

As Redes de Atenção á Saúde são voltadas para as necessidades da população de cada região de forma singular, construídas mediante planejamento, gestão e financiamento intergovernamentais cooperativos, objetivadas pelo fornecimento de atenção continua, integral, de qualidade, responsável e humanizada á saúde, integradas a partir da complementaridade de diferentes densidades tecnológicas e organizadas por critérios de eficiência microeconômica na aplicação dos recursos.

As Redes têm muitas vantagens, como: capacidade aprendizagem, integração, multidisciplinaridade,  busca aprofundar e estabelecer padrões estáveis de inter-relações, etc.  Mas também o grande número de envolvidos atrapalha um pouco na parte burocrática, como a prestação de contas.

Sendo assim, as RAS têm seus prós e contras, mas quando bem implantada, trás inúmeras melhorias para o serviço e consequentemente  para a população.