SAÚDE MENTAL EM FOCO – REDE DE ATENÇÃO

6 votos

 
           Quando se trata da saúde mental o conceito de rede, assume um caráter peculiar necessário para entender as particularidades do processo de cuidado desta área. Tais conceitos são abordados por Roberto Tykanori (link do vídeo disponível ao final do post).
           Pois bem, Tykanori antes de tudo considera a rede uma interação sincrônica e coordenada entre os pontos de atenção com um objetivo comum, a rede só existe quando há  interação dos indivíduos entre si. De modo, que a produção ou intervenções isoladas não se caracterizam como rede, as ações devem produzir elementos que transcendem a clínica. Ações integradas e não o deslocamento do indivíduo isolado rumo ao conjunto de procedimentos, uma produção de elementos que os lancem para a vida. 
        Na rede de atenção psicossocial, o objetivo comum entre os pontos de atenção é a autonomia(tanto do usuário quanto da família), o resgate da identidade de cidadão e a reinserção ou a conquista do lugar social de cada usuário em estado de sofrimento psíquico. Tal conquista de espaço social é fruto do processo sincrônico da interação da rede, com as relações estabelecidas em cada momento e com os mais variáveis atores (institucionais ou não). 
 
Link do vídeo do Tykanori <https://www.youtube.com/watch?v=P4fXHGjD-VA>