Eventos no 18 de maio em Porto Alegre: Dia Nacional da Luta Antimanicomial, Dia Nacional de Enfrentamento A Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, Contra o Extermínio do Povo Negro
18 de Maio
Luta pelo Cuidado em Liberdade, integral e em redes para a Saúde Mental
Uma vida saudável tem sentidos diversos considerando as experiências e condições de vida de cada pessoa. E nesse viver singular nem sempre tudo vai bem
Crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos – todos podemos, por diferentes razões, passar por crises em nossas vidas… Breves, freqüentes ou intensas, que podem gerar sofrimento e evidenciar transtornos mentais.
Para manter a saúde mental é necessário prevenção e cuidado.
Perto da sua casa, na sua unidade de saúde , na sua escola, no centro comunitário ou de assistência social você pode buscar ajuda e encontrar espaços de convívio que promovem praticas saudáveis e desse modo contribuem para a sua saúde mental.
Na unidade de saúde há profissionais que podem reconhecer o início de uma situação de sofrimento (como por exemplo: de ansiedade, depressão ou de uso abusivo de drogas) e pode com a ajuda de sua família e de sua comunidade evitar que o sofrimento se agrave.
Se sua saúde não melhorar, há outros recursos que podem ajudar você e sua família, como por exemplo: o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Equipe de Saúde Mental (ESMA), a Equipe Especializada de Saúde da Criança e do Adolescente (EESCA), e também hospitais gerais onde existem unidades de internação em Saúde Mental.
Esse conjunto de recursos que vão desde a atenção básica, especializada até o serviço hospitalar é o que chamamos de Rede de Atenção Psicossocial – RAPS.
O Dia da Luta Antimanicomial – 18 de Maio – comemora a aprovação da Lei Federal 10.216/2001 que possibilitou a criação dessa rede de serviços substitutivos ao manicômio, para que o cuidado seja em liberdade, integral e em rede.
Sempre que precisar, procure nossos serviços, e lembre-se que a “porta de entrada” para essa rede é a sua unidade de saúde de referência.
Por patrinutri
Muito bom ver todo o Brasil empenhado nestas causas dos direitos humanos e direitos a saúde integral, equanime e universal!
Parabéns pelo movimento a todos desta coletivo!
Bjs Patrícia