Eventos no 18 de maio em Porto Alegre: Dia Nacional da Luta Antimanicomial, Dia Nacional de Enfrentamento A Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, Contra o Extermínio do Povo Negro

5 votos

18 de Maio

Luta pelo Cuidado em Liberdade, integral e em redes para a Saúde Mental

Uma vida saudável tem sentidos diversos considerando as experiências e condições de vida de cada pessoa. E nesse viver singular nem sempre tudo vai bem

Crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos – todos podemos, por diferentes razões, passar por crises em nossas vidas… Breves, freqüentes ou intensas, que podem gerar sofrimento e  evidenciar  transtornos mentais.

Para manter a saúde mental é necessário prevenção e cuidado.

Perto da sua casa, na sua unidade de saúde , na sua escola, no centro comunitário ou de assistência social você pode buscar ajuda e encontrar espaços de convívio que promovem praticas saudáveis e desse modo contribuem para a sua saúde mental.

Na unidade de saúde há profissionais que podem reconhecer o início de uma situação de sofrimento (como por exemplo: de ansiedade, depressão ou de uso abusivo de  drogas) e pode com a ajuda de sua família e de sua comunidade evitar que o sofrimento se agrave.

Se sua saúde não melhorar, há outros recursos que podem ajudar você e sua família, como por exemplo: o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Equipe de Saúde Mental (ESMA), a Equipe Especializada de Saúde da Criança e do Adolescente (EESCA), e também hospitais gerais onde existem unidades de internação em Saúde Mental.

Esse conjunto de recursos que vão desde a atenção básica, especializada até o serviço hospitalar é o que chamamos de Rede de Atenção Psicossocial – RAPS.

O Dia da Luta Antimanicomial – 18 de Maio – comemora a aprovação da Lei Federal 10.216/2001 que possibilitou a criação dessa rede de serviços substitutivos ao manicômio, para que o cuidado seja em liberdade, integral e em rede.

Sempre que precisar, procure nossos serviços, e lembre-se que a “porta de entrada” para essa rede é a sua unidade de saúde de referência.