SOS Hotel da Loucura! O fim de um projeto de Arte e Saúde Mental

8 votos

(Foto de ator do Teatro DyoNises)

Este é um perfil não institucional, tampouco, vinculado ao projeto do Hotel da Loucura, mas, que, sem dúvida vem do mesmo eixo. Acreditando que a Arte e a Saúde Mental são vias de reabilitação social, cultural, possibilitando a experimentação de um outro olhar sob a Loucura na prática do cuidado.
Há uma semana o idealizador desse projeto, Vitor Pordeus, utilizando as mídias sociais apela para o apoio daqueles que conhecem o Hotel da Loucura no Rio de Janeiro, militantes da Reforma Psiquiátrica brasileira, artistas que participaram das edições do Ocupa Nise, que se solidarizem com sua exoneração do cargo de coordenação daquele grupo, cargo pelo qual recebia algo simbólico, contudo, com o qual sempre esteve engajado e trabalhando com toda a dedicação sem hora para acabar… porque no encontro, é assim… quando se encontra algo que realmente faz todo sentido.

 

 

Em solidariedade ao apelo do médico Vitor Pordeus, para que a prefeitura e SMS do RJ reveja essa decisão, ou mesmo, possibilite uma transição humanizada, que inclua na coordenação alguma pessoa escolhida pelo grupo, veiculo esse vídeo feito por ele e outro mais abaixo, além de links que o próprio profissional tem compartilhado via facebook: https://www.facebook.com/vitor.pordeus?fref=ts .

Para quem não sabe, o SPA e Hotel de Loucura teve alguns posts publicados aqui na RHS, é um projeto que possibilitou o teatro DyoNises ser criado, onde antigos moradores e “pacientes” crônicos do do hospital psiquiátrico Nise da Silveira experienciassem a arte e um outro papel social, o de Atores! O mote é este: Somos todos Atores! Isso significa que somos todos do mesmo grupo, cada qual com a sua loucura, e podemos dividir o palco da vida e curtir por ai… sendo atores. Muitas das apresentações do Hotel da Loucura com o Teatro DyoNises foram feitas no Arpoador, à beira da praia, e também em intervenções artísticas em congressos de saúde, fundamental para aproximar os profissionais daquilo que eles pensam que conhecem e já sabem tudo.

O encontro é sempre outro.

O ganho maior está publicado em diversas entrevistas, artigos e agora será veiculada pela Tese do médico Vitor Pordeus, que está no doutorado no Canadá (motivo de sua demissão à revelia, sem aviso prévio), sobretudo, é trazido a conhecimento público pelos usuários, quais muitos deles voltaram a morar sozinhos fora do hospital, outros com suas famílias, outros trabalhando e tendo sua renda própria, acrescentando-se a isso uma diminuição das medicações que antes embotavam sentimentos mais que auxiliavam o tratamento. Com a arte e este estatuto social de atores, os usuários vinculados/externos e alguns moradores das residências (pasmem, mas que ainda estão dentro do Engenho de Dentro – Hospital Psiquiátrico) viajam, apresentam-se, fazem passeios nas praias, são reconhecidos em congressos.

Um pouco do trabalho do Teatro DyoNises do SPA e Hotel da Loucura:

Esperamos que o Vitor se fortaleça e que a prefeitura do RJ possa encontrar uma outra saída para esse ato, que irá implicar na qualidade de vida daquelas pessoas. Esta é uma perda que pode ter consequências especialmente no cotidiano dos usuários, atores, envolvidos no projeto Hotel da Loucura, piorando quadros, e não se sabe o quê mais… No entanto, se a prefeitura do RJ ouvir os apelos veiculados na página de sua ouvidoria no fb, ou pelo telefone!!


 

AQUI !!
Também há uma petição que você pode assinar, que será encaminhada à prefeitura do RJ: https://secure.avaaz.org/po/petition/Prefeitura_do_Rio_de_Janeiro_Prefeito_Eduardo_Paes_Volta_do_DrVitor_Pordeus_a_CoordenacaoNCCNucleo_de_Cultura_Ciencia_Sa/?fieEvbb  .

 

Inúmeras pessoas estão apoiando, assinando e enviando mensagens, que reconhecem o trabalho realizado, e o quanto este trabalho é importante especialmente para os Atores do Hotel da Loucura!!!!!! Qual é a sua?? 
Vamos participar!!

(Foto veiculada no perfil do FB de Vitor, por manifestantes em seu Apoio! Lindo de Ver! #SomosTodosPordeus)
 

Aqui um dos últimos apelos de Vitor:

 

 

Oi…

este é o André, ator do Teatro DyoNises do SPA e Hotel da Loucura. Uma pessoa amável, que foi abandonada por seus curadores, mas, que consegue sair com o grupo e viver a vida com o amor compartilhado…


É pelo André e outros que você pode ver aqui envolvidos em outras atividades https://instagrafite.com.br/sos-hotel-da-loucura/ , que defendemos o Vitor, porque eles estão afetivamente ligados e nada pode ser mais produtor de saúde do que o Afeto!

André, o Ator do DyoNises!!!! 

(Foto afetivamente roubada do fb de Bianca Letícia Vale, que postou no Sarau TropiCaos)

 

Participe do Sarau TropiCaos:  https://www.facebook.com/events/1733897146881765/

 

 

O recado é: não desista, Vitor! #SomosTodosPordeus