Projeto aborda narrativas midiáticas sobre o câncer no Jornal O Globo

5 votos
O projeto “Sofrimento, doença e biografia em narrativas midiáticas sobre o câncer”, da pesquisadora do Laboratório de Comunicação em Saúde (Laces) e professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), ambos do Icict, Kátia Lerner, foi um dos 293 projetos contemplados no edital 201/02, do Programa de Auxílio Básico à Pesquisa (APQ 1), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O edital, cujo resultado foi divulgado no dia 12 de maio último, prevê a distribuição de R$ 5.462.316,34 entre os selecionados.
 
Em entrevista ao site do Icict, Kátia Lerner fala de seu projeto no qual analisa o jornal carioca O Globo, em suas matérias sobre o câncer em celebridades e políticos, onde os textos variam desde questões como debates político-partidários, a questão da saúde pública x privada e etc, no caso dos políticos, até o discurso de superação, por meio de histórias de sucesso, no caso das celebridades. E
la também levanta os textos marcados pela lógica do risco, pautados pela estreita vigilância sobre o corpo através da alimentação e dos exercícios físicos e pela condenação da obesidade, tabagismo e poluição. Por fim, Kátia Lerner enfocar os blogs feitos por pacientes da doença. 
 
Leia a entrevista completa aqui