Observatório Saúde na Mídia Debate: Epidemias, jornalismo e (in)visibilidades- assista ao evento online

12 votos

 

 

Nesta terça-feira, dia 07 de junho, às 14h, a Fundação Oswaldo Cruz, realiza o evento “Observatório Saúde na Mídia Debate: Epidemias, jornalismo e (in)visibilidades”, com participação do chefe de reportagem da TV Brasil/EBC, Vitor Orlando Gagliardo, a jornalista de O Globo Ana Lucia Azevedo e a doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo Cláudia Malinverni.  O debate vai buscar compreender o processo de produção da notícia jornalística em tempos de epidemias, os desafios, dificuldades e prioridades da cobertura midiática. Considerando-se que a imprensa é uma das principais fontes de informação em saúde para a população, é fundamental que se monitore como essas informações são construídas pelos veículos de imprensa.O debate será  mediado pelo diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Umberto Trigueiros. 

Durante o evento, será lançado o site do Observatório Saúde na Mídia,  projeto, que monitora diferentes jornais brasileiros, busca promover a reflexão sobre os meios de comunicação e suas relações com a saúde. As análises produzidas pelos pesquisadores do Observatório, com base no monitoramento diário da imprensa, serão disponibilizadas online, para que gestores, trabalhadores e população em geral possam refletir sobre as notícias de saúde com base também, em pesquisa científica. O site também abrigará artigos de pesquisadores convidados de outras instituições, que trabalham com o tema da saúde nos meios de comunicação.  Estão previstas ainda edições periódicas do evento Observatório Saúde na Mídia Debate, com análises da cobertura midiática sobre temas específicos da saúde.

O Observatório Saúde na Mídia é um projeto de pesquisa do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (LACES/ICICT/FIOCRUZ). O evento é uma realização do Centro de Estudos do Icict. 

Haverá transmissão ao vivo, pela internet, por meio deste link. Clique aqui e assista nesta terça, 07de junho, a partir das 14h.