Saúde em Cordel

7 votos

A prefeitura Municipal de Teresina lançou uma série de 13 cordéis com o tema: Saúde em Cordel, que aborda doenças, como tuberculose, dengue, hipertensão, pré-natal, HIV, doença de chagas, insuficiência renal, alcoolismo, diabetes, dentre outros, para distribuição nas unidades de saúde e escolas.

Os cordéis, de autoria do Pedro Costa, abordam as  doenças, suas manifestações, tratamento e prevenção, em forma de versos bastante originais, numa perspectiva de chamar a atenção das pessoas para as doenças, desenvolver uma consciência crítica e estimular o cuidado de si mais efetivo.

“A saúde vista e tratada de forma diferente, com uma linguagem popular, através da literatura de cordel. Essa é a atividade desenvolvida pelo nosso poeta piauiense Pedro Costa. Trata-se de uma manifestação profundamente enraizada na cultura popular brasileira, principalmente no nordeste do país. Caracterizada pela oralidade, resulta quase sempre impressa e exposta em cordéis, segundo a velha tradição portuguesa da qual se origina. Nesse caso da saúde, educa-se pela sensibilidade poética.”

 Fonte: site da Medplan