SMS Social – uma ferramenta livre de gestão da comunicação para políticas públicas

15 votos

São vários os desafios da comunicação entre equipamentos e políticas públicas e seus usuários: em alguns casos a comunicação pública se utiliza de veículos de comunicação em massa que não conseguem alcançar de forma específica determinado grupo de usuários, muitas vezes as ações, neste tipo de de mídia, tem um caráter geral e abrangente, mas muitos trabalhadores de políticas públicas precisam entrar em contato diretamente com seu público.

Ilustração: Coletivo Entrelinhas

(Ilustração: coletivo Entrelinhas)

Na maioria dos casos utiliza-se o telefone, como forma mais pessoal de interação e de comunicação. No entanto, esse recurso gera custos e nem sempre torna-se efetivo, pois depende de que a pessoa a quem se destina a informação esteja disponível para uma conversa. O uso da internet por boa parte da população brasileira tem crescido exponencialmente, principalmente o uso de aplicativos de envio de mensagens online, como Whatsapp, por exemplo. No entanto, boa parte da população ainda não possui acesso à internet para dispositivos móveis. Assim o SMS ainda se sustenta como um importante meio a ser trabalhado para experimentações no campo das TICs, principalmente, no campo da comunicação pública. 

Vejamos o gráfico a seguir:

 

É dentro deste contexto, que gostaria de apresentar o projeto SMS SOCIAL – uma ferramenta livre de gestão de grupos de contatos e envio de mensagens do tipo SMS e uma metodologia para gestão da comunicação para políticas públicas, desenvolvido por pesquisadores e desenvolvedores do Laboratório de Políticas Públicas Pariticipativas (L3P), da Universidade Federal de Goiás, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPETECS), da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em parceria com a Rede HumanizaSUS, o projeto têm pensado nas possibilidades e desafios da gestão da comunicação na área da saúde, na busca de potencializar a relação entre gestores, profissionais de saúde e demais usuários do SUS a partir de um meio de comunicação acessível e personalizado.

 

Afinal, o SMS Social é também, um disparador de modos de operar a gestão da comunicação de políticas públicas, em que, ao realizar um processo de questionamento sobre o quê, quando, como e para quem devo difundir uma informação sobre determinada política, a partir da criação de um plano de comunicação, impulsiona-se uma reflexão sobre a operacionalidade na aplicação da política pública e cria outras formas de relacionamento entre grupos, pessoas e instituições.

 

Suas principais funcionalidades:

  • Envio e recebimento de mensagens SMS: para contatos individuais, bem como para grupos de usuários.

  • Gerenciamento de contas de usuários utilizadores do serviço

  • Cadastro de contatos e grupos de contatos

  • Associação de contatos cadastrados a grupos de usuários

  • Possibilidade de importação de planilhas de contatos

  • Criação de relatórios de envio e recebimento de mensagens de fácil exportação

  • Integração com programas de operadoras brasileiras para envio e recebimento de mensagens

 

E confira outras informações no site:

smssocial.gi.fic.ufg.br/