Conhecer, reconhecer e compartilhar nossos direitos!

6 votos

Dentre os nossos direitos existem aqueles que circulam de maneira recorrente e já os conhecemos bem. Há outros, no entanto, que devemos pesquisar para nos manter informados/as. Nesse sentido, uma leitura sobre o tema permite-nos conhecer nossos direitos, reconhecer aqueles que já sabemos – mas que às vezes foge de nossa memória – e, é importante compartilhar, para que assim o conhecimento alcance o maior número de pessoas.

Inúmeras são às vezes em que aceitamos e/ou nos submetemos a determinadas situações no âmbito da saúde sem saber que, por direito, poderíamos cobrar uma assistência diferenciada. Essas situações podem ser evidenciadas enquanto usuária do SUS ou enquanto profissional de saúde, e devemos estar atento/a aos nossos direitos para reivindicá-los quando for preciso. Por isso, é fundamental que todos/as conheçam a “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde”. Nela estão inclusos os princípios que devem ser seguidos por todos/os – usuários/as e profissionais.

Há uma série de direitos e deveres que devem ser assegurados para o bom andamento da rede de saúde pública, visando o bem estar de todos. Entre eles, podemos apontar o direito a ser atendido com ordem e organização, em um ambiente estruturado, com fácil acesso, com assistência de qualidade e dentro de um atendimento acolhedor.

Os profissionais devem ser honestos quanto a todos os procedimentos que serão realizados e verdadeiros quanto ao processo de doença, e os/as usuários/as podem ter o direito de recusar ou acatar todo e qualquer tratamento que for oferecido durante esse processo. Além disso, sofrimento e dor devem ser aliviados sempre que for possível.

O atendimento tem que ser humanizado e livre de qualquer tipo de preconceito, sempre a base do respeito, levando em conta as emoções e intimidades do/a usuário/a. Estes direitos estão assegurados por lei e para que eles sejam efetivados é fundamental nosso conhecimento e participação na luta por essa garantia!

*Lembrando que a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde está disponibilizada a todas as pessoas por meios físicos e na internet, no seguinte endereço eletrônico: www.saude.gov.br