Escuta e Reflexões: das Unidades ao Fórum o olhar da nossa Consultora

20 votos

 

         Em continuidade às atividades de 2009  da PNH no estado potiguar, e trazendo um pouco do que foi nosso primeiro Fórum HumanizaSUS do ano, transcrevo as palavras da nossa querida consultora da PNH-MS no RN, Sheylla Maria Moura Rodrigues, que a cada evento nos presenteia sempre, ao final, com suas envolventes e animadoras sínteses.
       O texto transcrito, foi originado nas conversas da rede local ( tecendo-redes-pnh) no ultimo dia 12/03/10. A foto inicial porém é do dia 03/03/10, e mostra o incansável trabalho da Sheylla em outro evento de trabalho, no caso em visita ao Hospital Giselda Trigueiro para Róda de Estudo ( entre módulos), após estas horas de reflexão, visitou o setor da Lavanderia, o qual já vem participando das rodas setoriais de discussão por Unidades de Produção, dentro da implantação da Gestão Colegiada neste Hospital. Mas,  voltando ao Fórum de 09/03/10 transcrevo as palavras da nossa dinâmica consultora: 

      "Queridos companheiros e companheiras do “Tecendo Redes” – Uma palavrinha sobre o fórum. Esse é o movimento de que tanto fala a PNH. Movimento que nasce da interação, do encontro, da reflexão nos diversos coletivos. Um movimento que inclui, que não cerceia as idéias, que não tem medo de lidar com as diferenças e anseia por mudanças que levem a melhoria do nosso SUS.  Aqui no núcleo da PNH-SESAP,  temos esta idéia  sobre os fóruns. Chegamos inclusive a realizar alguns nas regionais em 2008 e 2009. No momento os fóruns regionais estão na nossa programação de 2010 e estamos em breve disparando esse processo, uma vez que os fóruns podem cumprir um excelente papel,  apoiando os apoiadores da PNH das diversas regiões de saúde. A descentralização é fundamental  para nós que precisamos tocar essa ação.
       Com relação ao primeiro fórum de 2010 (realizado em 09/março) concordo com as avaliações até aqui recebidas. O fórum foi realmente muito positivo. Ele tem cumprido um papel importante no sentido de discutir temas, práticas do cotidiano, políticas, questões que estão um tanto adormecidas, esquecidas, colocadas de lado, de “molho” como se costuma falar.

       Nesse fórum, os companheiros pediam que o tema da Ouvidoria fosse priorizado, o que efetivamente aconteceu. Pelo que discutimos, ainda estamos dando passos tímidos, no estado, e, no município, a correria é grande. No estado, precisamos superar a lentidão dos trâmites burocráticos que devem ser encaminhados junto à governadora . Aliás, o secretário de saúde, Dr. George, presença importante para nós nesse fórum, se comprometeu a nos ajudar nesse aspecto. O conselho também se comprometeu a realizar um movimento com os parceiros do SUS, para cobrar um posicionamento da governadora no sentido de agilizar a implementação da Ouvidoria. 
       As falas da Dra. Elaine (Promotora de Saúde- Ministério Público) e do Canindé ( Presidente do Conselho Estadual de Saúde), debatedores do tema, foram muito esclarecedoras, no sentido de colocar em discussão a Ouvidoria que se quer, assim como apontar os caminhos para a instalação de uma Ouvidoria participativa, democrática e que sirva como instrumento de gestão. Mira, Jorge, Lígia, Lúcia de Fátima e tantos outros fizeram excelentes questionamentos, a discussão foi boa, mas temos de continuar refletindo sobre as questões levantadas e, neste sentido, seria bom o conselho organizar a continuidade desse debate.
Com relação ao município, fiquei preocupada com a lista tríplice. Como isso vai acontecer realmente? O conselho vai indicar, e será que a prefeita vai acolher o primeiro nome da lista? A prefeita aceita o jogo democrático, acolhe o nome indicado pelo conselho?
      Penso que a participação de Denise foi muito importante para todos nós, usuária que denuncia a profunda violência ao qual foi submetida durante uma cirurgia realizada recentemente ( pelo SUS no Hospital Universitário). Importante para percebermos, mais uma vez, que o SUS e particularmente o movimento da PNH não consegue incluir os usuários, mesmo gritando, como bem disse Jaqueline, a defesa intransigente da inclusão: gestores, trabalhadores, usuários, conflitos, movimentos sociais etc. Fiquei com a convicção da necessidade de investirmos mais ainda nesse sentido.
       Gostaria de finalizar dizendo que fiquei muda quando nos últimos minutos, ao fechamento do fórum, a Denise ( usuária que trouxe seu relato) veio agradecer o convite e disse a seguinte frase: ‘ Estou muito feliz de ter vindo, principalmente porque não sabia que existiam pessoas no SUS que se interessassem pelos usuários,  por pessoas pobres como eu’.   Grande abraço Sheylla
."
 

 

       A seguir,  uma foto do nosso primeiro Fórum do ano de 2010, enviada por Jacqueline: