IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL

12 votos

 

Nos dias 11 e 12 de março ocorreu aqui em Brasília o XI Colegiado de Coordenadores de Saúde Mental para discutir, dentre outras questões, a tão esperada IV Conferência Nacional de Saúde Mental – INTERSETORIAL com o tema principal “Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”.

A Conferência acontecerá nos dias 27 e 30 de junho, em Brasília e deverá ser antecedida por etapas municipais e/ou regionais (de 08 de março a 15 de abril) e etapas estaduais (de 26 de abril a 23 de maio). São três grandes eixos:

Eixo I: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais (financiamento, recursos humanos, modelo de gestão e protagonismo social)
Eixo II: Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais
Eixo III: Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial

Dois pontos que não posso deixar de ressaltar e que foram discutidos no Colegiado são: a IV CNSM tem como meta ser intersetorial, ampliar o debate para além das fronteiras estabelecidas e incluir diversos parceiros nessa discussão. E o segundo ponto, é que a IV CNSM pretende também avaliar e refletir sobre os desafios enfrentados na produção do cuidado em saúde mental no cotidiano dos serviços substitutivos.

Mais informações podem ser obtidas no endereço do CNS:
https://conselho.saude.gov.br/web_saudemental/index.html

Há um email para tirar dúvidas:
[email protected]