Dez estados do norte e nordeste receberão a estratégia QUALINEO para redução da mortalidade neonatal

6 votos

por Cristiane Madeira Ximenes  – Foto: Radilson Carlos Gomes

Secretarias de Saúde de 10 Estados prioritários do Norte e Nordeste foram apresentadas na quarta-feira passada (24/05) à Estratégia Qualineo, criada pelo Ministério da Saúde(MS) , por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS), para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. O Estados foram escolhidos por concentrarem as maiores taxas de mortalidade neonatal do país. São eles Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe. O Ceará também faz parte do grupo, mas foi escolhido por ser um centro de referência da Rede Cegonha.

 

Foi realizada uma videoconferência pela CGSCAM para pactuação da estratégia com as secretarias de saúde dos estados e capitais envolvidos. Entre junho e agosto, as equipes formadas pela CGSCAM irão pessoalmente aos territórios para assinatura dos termos de compromissos, realização de oficinas de qualificação da atenção neonatal e elaboração dos planos de ação.
Em cada estado foram selecionadas três maternidades que receberão a estratégia neste primeiro momento e a replicarão posteriormente nos demais serviços. A seleção das maternidades levou em conta critérios como ser referência no Método Canguru, ou ser hospital de ensino ou ser a maternidade que concentra o maior número de óbitos neonatais absolutos do estado. 
A previsão é concluir a qualificação das maternidades prioritárias na estratégia do Qualineo em 24 meses. Por meio do monitoramento de indicadores assistenciais, os serviços que apresentarem melhoria da atenção neonatal receberão um selo de certificação que os tornará aptos a matriciar a qualificação em outros estabelecimentos.