CSE Butantã comemora seus 40 anos de contribuições para o desenvolvimento do SUS com uma série de seminários sobre a Atenção Primária à Saúde no Brasil

13 votos

 

 

O Centro de Saúde Escola “Samuel Barnsley Pessoa”, mais conhecido como o CSE Butantã, completa 40 anos de existência e de contribuições para o desenvolvimento do SUS e da Atenção Primária à Saúde no Brasil!

Para comemorar a data, serão realizados vários eventos ao longo do segundo semestre (conferência, seminários, lançamento de livro e rodas de conversa e memória), para os quais todos estão convidados.

Confira a programação completa abaixo!

 

5 de julho de 2017

8h30 – Boas vindas.

9h45 – “Medicina Comunitária e Centros de Saúde Escola: contribuições do Centro de Saúde Escola Prof. Samuel Barnsley Pessoa”, conferência da Profa. Dra. Lilia Blima Schraiber do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.

10h45 – Lançamento do livro “Saúde, sociedade e história” de Ricardo Bruno Mendes Gonçalves, organizado por José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres (Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP) e Liliana Santos (Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia).

30 de agosto de 2017

8h30 – Seminário “Atenção Primária à Saúde nos grandes centros urbanos”, com a participação de:

Prof. Dr. André Mota do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.
Prof. Dr. Gastão Wagner de Souza Campos do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Profa. Dra. Marina Peduzzi do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da USP

10h00 – Centro de Saúde Escola Prof. Samuel Barnsley Pessoa: depoimentos e recordações.

29 de novembro de 2017

8h30 – Seminário “Desafios na Atenção Primária à Saúde”, com a participação de:

Prof. Dr. Antonio Pithon Cyrino, Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP.
Prof. Dr. José da Silva Guedes, Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

9h30 – Os primeiros passos do Centro de Saúde Escola Prof. Samuel Barnsley Pessoa: relatos de funcionários, alunos, docentes e usuários.

10h30 – Formação e trabalho na saúde pública e na atenção primária: narrativas.

 

Sintam-se tod@s convidad@s!

Todas essas atividades serão realizadas no Anfiteatro do Centro de Saúde Escola do Butantã, que fica na:

Avenida Vital Brasil, 1490

Butantã, São Paulo (SP)

Mais informações: 11-3061-8583 ou [email protected]

Site: https://fm.usp.br/cseb/

Em anexo a este post, o convite com esta programação completa para divulgação. Compartilhe à vontade!

 

E para saber, desde já, um pouco mais sobre a história do CSE Butantã, uma breve síntese…

O Centro de Saúde-Escola Samuel B. Pessoa (CSEB) é a unidade de saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) responsável pelo desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em Atenção Primária à Saúde (APS).

O CSEB opera, desde 1977, inicialmente por meio de uma parceria estabelecida entre a FM-USP e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), para o desenvolvimento de um projeto com características docente-assistenciais, assentado na APS.

Em virtude de seu duplo vínculo, com a Universidade e com a SES, foi possível ao CSEB implantar-se como polo formador de recursos humanos para a área de APS, seja apoiando a parcela dos cursos de graduação, dedicada à Saúde Coletiva e à APS (inicialmente para os cursos de medicina, enfermagem e fonoaudiologia, atualmente também para fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, entre outros), seja propiciando campo de aprendizado para residentes de diferentes áreas e, ainda, participando de processos de capacitação de profissionais que já atuam na rede de serviços municipais e estaduais de saúde.

Este mesmo duplo vínculo tem inspirado, ainda, projetos de investigação em torno do desenvolvimento de tecnologias de atenção à saúde que permitem maior efetividade das ações no âmbito da APS, em acordo com os princípios gerais que orientam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde a década de 80, o CSEB participou da proposição dos cuidados integrais a saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adolescente, saúde do homem, saúde mental, atenção primária domiciliar, atenção à demanda espontânea, contribuindo com a formulação de diretrizes e estabelecimento de estratégias nestes campos. O CSEB é ainda referência para procedimentos de enfermagem como curativos e vacinação. O sistema de informação, o campo da educação em saúde e cidadania, a área de educação permanente e a vigilância à saúde são outros núcleos de investimento e produção de tecnologias.

Na área de atenção a demanda espontânea, aquela não agendada, o CSEB desenvolveu, desde a década de 90, tecnologia de integração das atividades de recepção e pronto-atendimento a atendimentos e grupos agendados, de modo a responder às demandas e identificar necessidades dos usuários, realizando ações de promoção e cuidados de saúde e doença na UBS e encaminhamento pertinente quando necessário. Desta forma, alcançamos boa resolutividade integrando o atendimento não agendado com atividades programadas.

A assistência à população ganha aqui uma dupla dimensão: como base territorial e humana para a viabilização de proposição de ensino em serviço e pesquisa operacional, e como compromisso ético com uma população pertencente a uma área geográfica adscrita ao CSEB, que depende da sua oferta de serviços como alternativa viável para acesso ao SUS.

Em 2001, o CSEB recebeu duas equipes da Estratégia Saúde da Família para atuar na área da Comunidade São Remo, desenvolvendo tecnologias de suporte social, atenção primária em saúde da criança e saúde mental, atuação em rede na comunidade, treinamento e acompanhamento do trabalho de agentes comunitários de saúde, levantamento de necessidades de saúde, registro e informação.