Experiências e experimentações

16 votos

Quero lançar aqui uma provocação: constituimos muitos grupos de humanização por este Brasil a fora, mas cada um com sua singularidade.

Estão vamos colocar nossos grupos em análise: como estão constituidos? Que propostas estão nos desafiando no momento? Quais estratégias criativas temos utilizado na agregação deste coletivos?

Tenho estado em muito grupos em diferentes territórios e cada um a seu modo busca caminhos de produção coletiva. Há espaços mais duros outros mais trabalhados na lógica coletiva que queremos.

Há grupos que agregam-se aos problemas e pouco conseguem se descolar deles , outros já vivem intensamente suas experiências exitosas sem colocar os processos em análise ou sob avaliação.

Outros fazem as ações tentando tatear no escuro de tão acostumados que estão a serem guiados cegamente pela gestão , nem sabem exercer seu protagonismo.

Mas uma certeza eu construi ao longo desta minha experiência , sempre é possível compor uma nova forma de fazer com um tom mais coletivo e democrático.

Quem me acompanha nesta reflexão?

Patrícia  S. C. Silva

Blumenau SC