Replico aqui matéria publicada pela ASCOM em 13 11 2017
O aplicativo Saúde da Pessoa Idosa desenvolvido pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em parceria com o Ministério da Saúde – por meio da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI/DAPES/SAS/MS) – está disponível gratuitamente pelo Google Play para Android.
Lançado na última semana, durante evento em que o MS apresentou a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Saudável, o aplicativo objetiva apoiar os profissionais de saúde nas decisões relacionadas às pessoas idosas. Para isso, são disponibilizadas ferramentas que possibilitam a identificação da escala de vulnerabilidade do idoso na comunidade e na família para definir o foco do acompanhamento, além de permitir a avaliação da massa corporal em relação à altura, detectando o estado nutricional dos idosos.
A coordenadora da COSAPI, Cristina Hoffman, ressalta que a proposta integra um conjunto de ações que qualificarão o cuidado ofertado às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde (SUS). “O aplicativo é importante por possibilitar maior agilidade no atendimento da população idosa por meio de suas funcionalidades, que trazem subsídios para os profissionais de saúde na avaliação das pessoas idosas”, avalia.
Para a consultora da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Laura Gris, o aplicativo é uma forma de otimizar o dia a dia do profissional de saúde, sem que precise procurar folhas de papel ou dependa de um computador para utilizar uma escala. “Todas as informações que ele precisa estarão ao alcance de suas mãos, no seu próprio celular”, destaca.
Texto: UNA-SUS
Por Mateus Machado Luna
Olá Patri, tudo bom? Poderia disponibilizar o link do aplicativo no Post? Pesquisei e notei que há mais de um da UNA-SUS. Acho que ajudaria a diferenciar 🙂