“Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”

13 votos

A Maternidade Dona Catarina Kuss ( MDCK), de Mafra – SC,  foi o primeiro hospital da região sul do Brasil a receber o título da UNICEF como Hospital Amigo da Criança em 1994, o que representa o papel da instituição como incentivadora e apoiadora do aleitamento materno.


E agora em 2021 premiada com o slogan para o Dia Mundial de Doação de Leite Humano – 19 de maio:
“Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”

O slogan precisava ser original, ter boa aplicabilidade e estar relacionado ao tema “Doação de Leite Humano: Lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19. O que podemos fazer a mais?” – uma reflexão necessária ao momento que estamos vivendo.

Para participar da campanha e da construção da frase contamos com o envolvimento dos membros da equipe que atuam direta e indiretamente no Banco de Leite Humano( BLH) da MDCK com sugestões de frases para inscrever na campanha Mundial.
Com a frase definida por meio da construção coletiva contamos com a colaboração dos servidores para a votação e divulgação em seu meio de convívio.

O privilégio de ter a nossa frase sendo utilizada em 47 países nos traz muito orgulho, nos estimula a reconhecer que mesmo em momentos desafiadores pequenos gestos alcançam grandes resultados.

O slogan premiado está sendo utilizado nas campanhas de mobilização social pela doação de leite humano em 2021.

O processo de escolha foi um marco na história da Rede Global de Bancos de Leite Humano. Em tempos de distanciamento social, a rBLH reuniu 47 países, 298 slogans inscritos e 3.394 votos. Inúmeras pessoas pensando a doação de leite humano e mostrando a força da solidariedade. Para além dos números, é um marco para a saúde de recém-nascidos e mães em um momento de enorme vulnerabilidade imposta pela pandemia de Covid-19.

O BLH ” Alimente uma Vida” foi inaugurado oficialmente em 30 de Agosto de 1987.

Mantém a função de proteção e promoção do aleitamento materno, arrecadando leite de doadoras de Mafra e municípios abrangentes, sendo os principais postos de coleta o Município de São Bento do Sul, Canoinhas e Itaiópolis que recebem um percentual do leite coletado após todos os processos para atendimento de suas demandas.

O leite coletado e pasteurizado é fornecido para os bebês da UTIN e UCINCO da MDCK, bem como, a diversos bebês da região.

Mesmo diante da Pandemia e mudanças no processo de trabalho, a equipe mantém a sensibilidade para promover a humanização do cuidado e incentivo ao aleitamento materno e a doação de leite humano beneficiando mais de 200 bebês no ano de 2020 com a empatia das mães doadoras.
A Maternidade faz parte da rede de hospitais da Secretária Estadual de Saúde de SC , presta atendimento 100% SUS e temos orgulho de fazer parte do “SUS que dá certo” sendo referência no Planalto norte Catarinense e fazer parte da Rede Cegonha.