Orientações sobre a “Carreta da Mamografia” para o público feminino: Um relato de experiência.
Introdução: Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e câncer do colo uterino. Foi criado no início da década de 90 pela fundação Susan G. Komen for the cure. O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres, no Brasil e no mundo, corresponde a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras. Diante disso, a Universidade do Oeste Paulista que insere os estudantes de medicina do 1º ao 5º termo por meio do Programa de Aproximação à Prática Progressiva (PAPP) nas unidades de Atenção Básica, fizeram uma abordagem na sala de espera para orientar os usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a prevenção e a oportunidade do atendimento na “Carreta da Mamografia”.
Objetivo: Compartilhar informações e promover a conscientização sobre a importância e os riscos do câncer de mama por meio de campanhas e realização de exames preventivos.
Relato: Foi realizada uma roda de conversa para 6 usuários do SUS que aguardavam na sala de espera da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para atendimento realizada pelos estudantes do 3º termo do PAPP juntamente com a facilitadora, por meio do qual, foi explanado às usuárias do SUS. Foram informações sobre o projeto do Governo do Estado de São Paulo, a “Carreta da Mamografia”, destinado a população feminina, com o intuito de diminuir a fila de espera dos atendimentos. As informações transmitidas foram: data, local, horário e requisitos.
Conclusão: As informações foram bem recebidas pelo público-alvo, que teve suas dúvidas esclarecidas e se mostrou interessado a aderir a tal iniciativa. Para o estudante de medicina fica a importância por se tratar de Educação em Saúde e medidas preventivas para o público feminino.
Referências: https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa
https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama/ pesquisa realizada em 12 de setembro de 2021 às 10hrs45’.
Acadêmicos envolvidos:
Danilo Golfeto Dourado; Frederico Alves Cabral Tavares; Ighor Andrade Pereira; João Pedro Mitsuaki Peña Ochiai.