SAÚDE E LAZER: EXPERIÊNCIA VIVÊNCIADA POR DISCENTES DE FISIOTERAPIA EM UM ESTÁGIO DE ATENÇÃO BÁSICA
Por um período de 15 dias os discentes do curso de fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tiveram a oportunidade de experienciar novos olhares no que diz respeito a Atenção Primária a Saúde (APS). As experiências foram vivenciadas aos serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro CDP/ Paraíso dos pássaros em Belém do Pará.
Os discentes acompanharam um grupo específico de usuários denominado “Mexa-se pela vida” onde diversas atividades de educação, prevenção e promoção em saúde são realizadas dentro das necessidades destes indivíduos. Além dos momentos semanais de encontro deste grupo a fim de praticar atividades voltadas a saúde global, vale salientar que o grupo conta com um passeio mensal em ambientes turísticos na cidade de Belém para realizar atividades exteriores, tais como danças, caminhadas, conversas, atividades lúdicas e voltadas ao lazer.
A proposta vivenciada pelos discentes ocorreu no complexo turístico do ver-o-rio, onde os participantes do grupo realizaram exercícios de alongamento e relaxamento, caminhadas, dança e momentos de diálogos que produziram diversão e lazer em um ambiente ao ar livre.
Dentro desse aspecto, é importante lembrar a relevância de atividades de lazer inseridas em programas de APS, visto que oportuniza o cuidado não só físico, mas também psicossocial dos usuários, permitindo a eles momentos de descontração e diversão contribuindo de maneira eficiente em sua qualidade de vida.
Por Elaine Abreu
Que bacana a sua contribuição, Camila!
É muito gratificante saber que a Universidade, por meio dos discentes, está colaborando para a saúde e bem estar integral de grupos de idosos A oportunidade de ocupação de espaços públicos com forma de lazer, se configura como uma experiência marcante para os idosos que participaram da atividade do grupo de vocês.
Isso reforça a ideia de que a inserção do acadêmico de fisioterapia na APS é de extrema importância para a ocupação futura de profissionais fisioterapeutas que farão a diferença no cenário do SUS.
AbraSUS!