A Política Nacional de Humanização, conhecida como HumanizaSUS, foi implantada em 2003 com o objetivo de melhorar as condições de atendimento, considerando a individualidade de cada ser e criando ambiente acolhedor para fortalecer a pessoa com suas singularidades no enfrentamento da sua condição de saúde.Tem a comunicação entre trabalhadores, usuários e gestores como o motor de mudanças para a inclusão desses três atores do SUS na produção e na gestão do cuidado e dos processos de trabalho, através do Acolhimento, a Ambiência que está entre os Princípios e Diretrizes da Política Nacional de Humanização e a transversalidade como Princípios do Humaniza SUS.
Hospital Regional de Assis realiza Dia da Beleza e Desfile Fashion ao Outubro Rosa
Unacon do Hospital Regional de Assis, na Semana do Outubro Rosa, organiza a Semana da Beleza com a participação de voluntários, com o objetivo de regatar e fortalecer a autoestima das pacientes, que é fundamental na valorização da vida, de viver momentos de alegria, de acreditar que o amor, o otimismo e o bom humor ajudam no tratamento e na qualidade de vida das mulheres que enfrentam o câncer de mama, uma doença predominante de mulheres e que muitas vezes afeta severamente a autoestima feminina. Uma Semana alegre, com direito à música, dias da beleza, realização de coleta de papanicolau, medicina Integrativa e o desfile que marcou o encerramento da Campanha Outubro Rosa no Hospital Regional de Assis Unacon no dia (28). O evento foi organizado pela Equipe da Oncologia.
Um grupo de voluntários transformou parte do setor de Oncologia em um verdadeiro espaço voltado a estética, escova, maquiagem, esmaltação, limpeza de pele, massagem facial, cortes de cabelo, sorteios e uma mesa repleta de lanches, alguns dos serviços oferecidos,
“Nós sabemos que as mulheres de hoje não têm tempo de se cuidar ou deixam a vaidade de lado por conta desse processo. Muitas vezes elas não têm condições financeiras para fazer esses cuidados, então para gente é recompensador proporcionar sorrisos através dessas ações. Nós entendemos que esse tipo de evento ajudam as pacientes a enfrentar a doença com mais leveza, energia positiva, além de estarmos juntas e de mãos dadas. O tratamento oncológico tem duração de médio a longo prazo e queremos minimizar o impacto dessa realidade árdua, fazendo com que elas se sintam acolhidas. O tratamento do câncer, principalmente para as mulheres, é muito difícil, além do impacto da mastectomia, pela importância simbólica muito forte para a mulher, uma vez que a mama representa diretamente a feminilidade, a auto estima e a maternidade, além de afetar a libido e a vida sexual, e dos efeitos da quimioterapia na autoimagem, como perda dos cabelos, da sobrancelha, faz com que elas acabam tendo uma resistência até em se olhar no espelho
Por Rejane Guedes
Olá, Selma. Seu post me faz lembrar das palavras do nosso querido Gastão Wagner em live na rhs: – precisamos manter a alegria e os Encontros alegres.
Espaços para o cultivo da autoestima favorecem Encontros alegres. Parabéns pela iniciativa. Que aconteçam mais momentos como esse.