Capacitação sobre Mpox: alunos de Medicina da Unoeste promovem atualização para equipe de saúde

6 votos

Nesta semana, durante estágio na Estratégia de Saúde da Família Jardim Regina, alunos do 9º termo do curso de Medicina da Unoeste participaram de uma atualização online sobre Monkeypox, promovida pelo grupo de Vigilância Epidemiológica XXI de Presidente Prudente. A capacitação abordou temas cruciais, como a situação epidemiológica, notificação, diagnóstico laboratorial, procedimento de coleta, características gerais da doença, manifestações clínicas e definição de caso.

Com base nessa atualização, os alunos desenvolveram uma atividade de educação permanente voltada para a capacitação de agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem da unidade onde realizam o estágio na disciplina de Medicina de Família e Comunidade, sob a supervisão da Dra. Vanessa Fassina.

Os estudantes abordaram tópicos essenciais, incluindo o histórico da doença, meios de transmissão, diagnóstico, tratamento, notificação e cuidados, com ênfase no isolamento domiciliar. Esta atividade não só proporcionou uma atualização valiosa para os profissionais de saúde, como também exemplificou a aplicação prática do conhecimento acadêmico dos futuros médicos.

A educação permanente é fundamental para a formação contínua de profissionais de saúde, refletindo-se na melhoria das práticas e no cuidado mais eficaz da população. A presença dos universitários contribui para a atualização e enriquecimento das práticas dos profissionais já atuantes, promovendo um ciclo de aprendizado mútuo e colaboração. Essa interação estimula a troca de experiências, a inovação e a melhoria contínua nos serviços de saúde, beneficiando diretamente a qualidade do atendimento à comunidade.

Participaram da atividade os alunos Isadora Fernandes Tiritan, Laura Micali, Igor Tacaci, Isadora Carvalho Cristofano e Lais Soprani Sanchez.