PLENÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO – Retomada das lutas pela saúde pública em 2026

8 votos

Plenária de Fevereiro de 2026
Sábado, 7/02 às 9 horas
Auditório Prestes Maia
Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista

A primeira plenária de 2026 ocorreu ainda sob o impacto da rejeição pelo Conselho do Plano Municipal de Saúde e a convocação da plenária extraordinária do Chamamento Público das OSS, em que participaram conselheiros da 27 supervisões da cidade.

A crítica ao modelo das terceirizações que acontece em São Paulo desde 1996 indica uma necessidade política de retornarmos ao modelo de administração direta, mas ainda sem uma alternativa que indique este processo de reversão. Será este o desafio dos próximos anos, que precisa ser pactuado em todos os territórios, gerando padrões que incidam sobre a qualidade do atendimento no SUS e não apenas na produtividade do gerencialismo neoliberal vigente.

Gerar “padrões algorítmicos” sociais e não os padrões algorítmicos neoliberais na SAÚDE DIGITAL só poderão ser alcançados com os encontros presenciais como o de hoje.

Precisamos nos conhecer nos territórios. Irmos alinhando nossas ideias, aproveitando o tema da 18ª Conferência – SUS e SOBERANIA e gerarmos esta reforma tão necessária ao SUS, que recupere a INTEGRALIDADE como princípio, e que está sendo perdida com o gerencialismo dos indicadores de produção.

Uma convocação que ouço em todas as últimas conferências ecoou no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, ao final:

“O SUS É NOSSO. NINGUÉM TIRA DA GENTE. DIREITO CONQUISTADO NÃO SE COMPRA E NÃO SE VENDE!”