Semana de Humanização – UNESP/Assis
Importante o incentivo à Semana de Humanização!
Na FCL – UNESP/Assis/SP, com a promoção do CPPA Drª. Betti Katzenstein, fizemos a discussão do filme ‘Em nome da razão’, com o debate do Prof. Gustavo Henrique Dionísio que preparou um primoroso texto especialmente para a discussão, enfocando a importância política da imagem no impacto do corpo, sua implicação e a indignação ativa que pode ocorrer…
O evento visava também discutir os 50 anos do golpe militar. O documentário realizado em 1979 por Ratton, é um marco para a discussão tanto da Reforma Psiquiátrica quanto da oportunidade de seu desenrolar político possível apenas na democracia…
Vale marcar o quanto a Humanização é um processo ativo que não pode ser deixado apenas nos discursos a seu favor, mas em ações efetivas e cotidianas. Como um processo, é um debate vivo, ativo e inadiável em todos os níveis, desde a formação dos profissionais (como é o caso deste evento), como nas ações de gestores, profissionais da saúde e usuários.
Uma pequena contribuição para este processo…
Marília Muylaert
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Marília,
Vejo que é o seu primeiro post na Rede! Parabéns!
Muito bacana a proposta da discussão do filme 'Em nome da razão, trazendo a discussão da reforma psiquiátrica.
Tomei a liberdade de inserir a imagem no corpo do post.
Caso tenha dificuldade em inserir as imagens nas suas publicações, deixo aqui o link de um tutorial com o passo-a-passo.
https://redehumanizasus.net/ajuda#imagens
Abraços!
Emília – Editora/cuidadora da RHS