A IMPORTÂNCIA DO PAPP/FAMEPP/UNOESTE PARA A HUMANIZAÇÃO DO FUTURO PROFISSIONAL MÉDICO.

13 votos

Desde o ano de 2010 é realizado o projeto “Saúde Visual do Escolar”, no Programa de Aproximação Progressiva à Prática da Graduação em Medicina, da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE). Este Projeto visa a identificar e solucionar alguns problemas cotidianos, encontrados na visão de escolares da Rede Pública de Educação no município de Presidente Prudente, SP. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) e outras duas instituições: Lions Clube Centenário e Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, vinculado à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente.
Na Ação de Promoção à Saúde, os graduandos do primeiro ano de Medicina, sob supervisão docente, realizaram uma triagem dos escolares, a partir da utilização da “Escala de Sinais de Snellen”.
Eu, como acadêmica do primeiro ano de Medicina, gostaria de destacar a importância dessa ação, relacionada à aplicação da Política Nacional de Humanização (PNH), para a minha formação. Tive a oportunidade de aproximação com os pequenos usuários do SUS, criando com eles, vínculos de respeito e confiança, além de mobilizar: “conhecimentos, habilidades e atitudes” nas atividades diagnósticas realizadas na ação de criação de ambientes saudáveis, no território ligado à Estratégia Saúde da Família (ESF).
A participação na realização desse projeto se constituiu no meu primeiro contato com a prática, como membro da Equipe Interprofissional da Unidade de Saúde da Família.
Nós mesmos, os Graduandos de Medicina, tivemos autonomia para a realização das triagens dos escolares, sob supervisão docente, aplicando os procedimentos para determinação da acuidade visual dos escolares.
A ação: “Saúde Visual do Escolar ” ocorreu de maneira a assegurar a análise da saúde visual e possibilitar aos escolares da rede pública de ensino, o encaminhamento médico para a resolução de alguns problemas relacionados à sua visão.
Durante a aplicação da “Escala de Sinais de Snellen” pude compreender a grande responsabilidade do médico, envolvida no processo diagnóstico, bem como, o poder associado ao “discurso médico” no decorrer de um atendimento, em relação ao acolhimento do pequeno usuário do SUS.
Enquanto graduanda do Curso de Medicina e participante do projeto prático de determinação da acuidade visual pude perceber a contribuição desta atividade em relação à aplicação da PNH.
Dentre as diretrizes da PNH podemos citar: o acolhimento, a clínica ampliada, a cogestão, a defesa dos Direitos do usuário SUS, o fomento de grupalidades, coletivos e redes, a valorização do trabalho e do trabalhador e a construção da memória do SUS que dá certo. Pude mobilizar grande parte dessas diretrizes no Plano de Ação, em Saúde Coletiva, desenvolvido com os escolares.
É explícita a importância do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) para a formação de profissionais médicos qualificados e humanizados para cuidar dos usuários, respeitando os Princípios do Sistema Único de Saúde: Universalidade, Equidade e Integralidade.
Nós, futuros médicos, consideramos como de grande importância, a Ação de Promoção à Saúde, desenvolvida na área de abrangência da ESF.

Referências:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Humanização. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/humanizasus#. Acesso em: 18 jul 2023.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Princípios do Sistema Único de Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sus. Acesso em: 18 jul 2023.

MUNHOZ AP. S, Delma. O Projeto da Acuidade Visual do Banco De Olhos Da Santa Casa de Presidente Prudente, e as Especificidades do Assistente Social. Disponível em: http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/SemIntegrado/article/view/7399  Acesso em: 18 jul 2023.