A Problematização ajudando estudantes médicos em uma ação de Educação Sanitária, em uma ESF de SP

17 votos

 

No dia 5 de agosto comemoramos o Dia Nacional da Saúde, em nosso país. A Facilitadora do Programa de Aproximação Progressiva à Prática da Universidade do Oeste Paulista, no Campus de Presidente Prudente (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) estimulou, por meio da Metodologia Ativa da Problematização, reflexões na ação, em relação à data. Os acadêmicos do Curso Médico organizaram uma Roda de Conversa, com os Trabalhadores da Equipe de uma Estratégia Saúde da Família- ESF, localizada no interior de SP, com o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância da educação sanitária. Também explicaram para a Equipe sobre a importância de se ter um estilo de vida mais saudável. Estudantes explicaram que esta semana de Reflexões na Ação, foi escolhida para homenagear o médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
A Facilitadora complementou que Oswaldo Cruz foi muito importante na história do combate e erradicação de epidemias, como a da febre amarela, a da peste bubônica e a da varíola, em nosso país. Acadêmicos lembraram, na Reunião de Educação Permanente, realizada com a Equipe Interprofissional, que Oswaldo Cruz fundou, em 1900, o Instituto Soroterápico Federal que foi transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz. Explicaram para a equipe que este ilustre médico se formou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, no ano de 1892. Sua tese de doutoramento foi intitulada “A veiculação microbiana pelas águas”. A equipe da ESF, principalmente os Agentes Comunitários de Saúde, acharam muito interessante, que o tema desenvolvido por Oswando Cruz, continue tão atual, no seculo XXI.
A Facilitadora complementou que Oswaldo Cruz foi muito importante, organizando uma campanha sanitária para o combate às principais doenças da época, na capital federal: febre amarela, peste bubônica e varíola.
O ilustre personagem da nossa história, Oswaldo Cruz, utilizou alguns métodos como: o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos, a captura dos vetores (mosquitos e ratos), e a desinfecção das moradias em áreas de focos. Estudantes explicaram para a equipe que essas ações de Vigilância em Saúde, continuam a ser utilizadas nos dias atuais, por nossas Equipes de Saúde da Família.
Estudantes também explicaram para os trabalhadores da Saúde que para combater a febre amarela, naquela época, Oswaldo Cruz enfrentou alguns desafios, como por exemplo: o fato de a grande parte dos colegas médicos e muitas pessoas da população, entenderem que a doença era transmitida pelo contato com roupas, suor, sangue e secreções das pessoas doentes.
Oswaldo Cruz acreditava que o transmissor da febre amarela seria um mosquito. Desta maneira, ele suspendeu as desinfecções, método utilizado no combate à doença, sugerindo medidas sanitárias, utilizando equipes que verificavam casas, quintais, jardins e ruas das cidades, para eliminar possíveis focos de mosquitos. Uma violenta reação popular, se iniciou, a partir da ação sugerida por Oswaldo Cruz.
Em relação à varíola, em 1904, ele propôs a vacinação em massa das comunidades. Alguns jornais fizeram uma campanha contra as medidas propostas por Oswaldo Cruz.
A obrigatoriedade da vacina foi suspensa. Mesmo com tantos protestos, em 1907, a febre amarela foi erradicada do Rio de Janeiro.
No ano de 1908, por causa de uma nova epidemia de varíola, a própria população buscou os postos de vacinação.
Oswaldo Cruz ainda contribuiu para reformar o Código Sanitário, reestruturando os órgãos de saúde e higiene do Brasil.
Ele morreu com insuficiência renal, em 11 de fevereiro de 1917, com 44 anos de idade.
Estudantes explicaram que o Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352, de1.967.
Acadêmicos explicaram para a Equipe, que as ações relacionadas à Saúde devem ir além da “ausência de doenças” nas pessoas da comunidade. Os Planos de Ação, a serem desenvolvidos pela Equipe da ESF devem estar relacionados à presença de uma autêntica qualidade de vida, no “dia-a-dia” da população, que reside no território adscrito à ESF. Explicaram que o “ser saudável” está relacionado com uma série de fatores físicos e mentais, que precisam fazer parte da rotina de todos. São exemplos: a boa alimentação, dando preferência para alimentos frescos, em vez de alimentos processados e ultra processados, ingesta adequada de água, prática de atividades físicas durante 3 dias na semana, por cerca de 45 minutos, além do lazer e do descanso.
Os participantes, trabalhadores da Saúde, consideraram como positiva, a ação de Promoção à Saúde, desenvolvida na reunião de Educação Permanente, com foco na Criação de Ambientes Saudáveis, na ESF.

Referências:
05/8 – Dia Nacional da Saúde e Dia do Nascimento de Oswaldo Cruz. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://bvsms.saude.gov.br/05-8-dia-nacional-da-saude-e-dia-do-nascimento-de-oswaldo-cruz/&ved=2ahUKEwjH5ZOQ5dPyAhVUq5UCHeUbDigQFnoECBcQAQ&usg=AOvVaw3RtC0W8oLvKnWLlMOgYydw
Acesso em 28 08 2021, às 11h 33min.