ACADÊMICOS DE MEDICINA ACOMPANHAM ORIENTAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO REPRODUTIVO

11 votos

No dia 2 de setembro de 2021, um grupo de 6 estudantes do Curso Médico visitou a Estratégia Saúde da Família Dr. Kasumaro Mushá, no bairro Jardim Morada do Sol, no município de Presidente Prudente. Foi uma vivência muito interessante para os acadêmicos, na área de Ginecologia e Obstetrícia, com acompanhamento de um exame pré-natal.

Os estudantes puderam acompanhar uma gestante, com 20 anos de idade, grávida do primeiro filho. Durante essa consulta, a gestante foi orientada pelo médico sobre a importância e a necessidade da realização do planejamento reprodutivo.

O profissional médico comentou que a atuação dos profissionais de saúde, na assistência à anticoncepção envolve três tipos de atividades:

ATIVIDADES EDUCATIVAS: devem ser desenvolvidas com o objetivo de oferecer aos pacientes os conhecimentos necessários para a escolha e posterior utilização do método anticoncepcional mais adequado, assim como propiciar o questionamento e reflexão sobre os temas relacionados com a prática da anticoncepção, inclusive a sexualidade.

ACONSELHAMENTO: dividido em três seguimentos:

  • A identificação e acolhimento da demanda do indivíduo ou casal, entendida como suas necessidades, dúvidas, preocupações, medos e angústias entre outras, relacionadas às questões de planejamento familiar e prevenção das DST/AIDS;
  • Avaliação de risco individual ou do casal, para a infecção pelo HIV e outras DSTs;
  • O reconhecimento pelo profissional de que o sucesso a ser alcançado depende da ação conjunta dos interlocutores (profissional e indivíduo ou casal).

Implica, portanto, na promoção de um diálogo no qual a mensagem é contextualizada às características e vivência da (s) pessoa (s) e na necessidade de participação ativa nesse processo. A ideia demarcada no aconselhamento é a troca. Dessa forma torna-se possível o desenvolvimento de uma relação de confiança, condição básica para a realização dos procedimentos presentes no processo de aconselhamento.

ATIVIDADES CLÍNICAS: devem ser realizadas levando-se em conta que todo e qualquer contato que a mulher venha a ter com os serviços de saúde deve ser utilizado em benefício da promoção, proteção e recuperação da sua saúde. De tal forma que a primeira consulta deve ser feita após as atividades educativas incluindo: a anamnese; exame físico geral e ginecológico, com especial atenção para a orientação do auto-exame das mamas e levantamento de data da última colpocitologia oncótica para avaliar a necessidade de realização da coleta ou encaminhamento para tal; análise da escolha e prescrição do método anticoncepcional.

Essas atividades devem ser desenvolvidas de forma integrada, tendo-se sempre em vista que toda visita ao serviço de saúde constitui-se numa oportunidade para a prática de ações educativas que não devem se restringir apenas às atividades referentes à anticoncepção, no enfoque da dupla proteção, mas sim abranger todos os aspectos da saúde integral da mulher.

Deve-se, ainda, promover a interação dos membros da equipe de saúde, de forma a permitir a participação dos diversos elementos, nessas atividades, de acordo com o nível de responsabilidade requerido em cada situação.

Dessa maneira, os estudantes puderam compreender o papel dos profissionais de saúde na orientação sobre planejamento reprodutivo e a importância dessa orientação aos usuários para que possa se alcançar a melhoria da saúde pública.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Importância do pré-natal. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/importancia-do-pre-natal/. Acesso: 9 de setembro de 2021.

SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS. Pré-natal. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7637-pr%C3%A9-natal. Acesso: 9 de setembro de 2021.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Assistência em planejamento familiar. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia1.pdf. Acesso: 9 de setembro de 2021.

RESEDA SEGUROS. Planejamento familiar: dados e importância. Disponível em: https://resedaseguros.com.br/noticias/planejamento-familiar-dados-e-importancia/. Acesso: 09 de setembro de 2021.