Ações de humanização proporcionam quase 100% do índice de satisfação do usuário do Hospital Galileu

5 votos

Ações de humanização proporcionam quase 100% do índice de satisfação do usuário do Hospital Galileu

Projeto “O que importa pra você” têm ocasionado bem-estar dentro do ambiente hospitalar

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém, encerrou 2023 com quase 100% de satisfação do seu usuário. De todos os pacientes e acompanhantes que passaram pela unidade, os quais totalizaram mais de 22 mil procedimentos no ano passado, exatos 99,82%, disseram estar satisfeitos com o atendimento recebido no hospital, que é referência em traumatologia do Governo do Pará. Além de uma assistência especializada pautada em protocolos rígidos de segurança, a unidade conta com um diferencial: as ações de humanização que buscam proporcionar bem-estar durante o desafiador período de hospitalização.

O projeto “O que importa para você” promovido pela unidade é um dos carro-chefe do serviço de Humanização. A dinâmica acontece por meio da visita aos leitos das enfermarias para perguntar a cada paciente o que importa para ele. E assim, diante das possibilidades, o pedido é realizado.

Foi o que aconteceu com a autônoma Ellyda Nunes da Silva, de 20 anos. Em dezembro passado, ela estava internada na unidade. Com a proximidade do Natal, desejava, ao menos, dar um presente para seu filho de 5 anos. E assim, aconteceu. Em uma ação da unidade, a paciente pôde enviar uma bola ao seu filho.  “Fiquei realizada e tão contente em saber que mesmo longe ele vai receber um presente”, disse a usuária.

Projeto- A coordenadora de Humanização do HPEG, Anny Segóvia, explicou que há diversos pedidos para quem está em um ambiente hospitalar que fazem toda a diferença para quem está sob os cuidados médicos.

“[O projeto] ‘O que importa para você’ é uma forma de ouvir as pessoas e praticar uma percepção holística de uma situação. Aqui, na unidade, temos pedidos de uma música, por exemplo. De atender a ida de um pastor ou o padre para interceder pela cura. De ver o filho em uma data comemorativa, ou mesmo, de receber os ‘parabéns para você’ em um aniversário”, destacou Segóvia.

O agricultor Sival Ferreira da Cruz Ramos, de 61 anos, também realizou um desejo durante a estada na unidade. O morador do município de Barcarena, tocou violão dentro da unidade, uma prática que já fazia na na igreja e ficou impossibilitado depois de ser internado. A ação foi proporcionada pelo Grupo de Humanização.

O projeto também proporciona a comemoração de aniversários mensais, as visitas não programadas em ocasiões especiais, além de ações religiosas, de musicaterapia e de oficinas de artes, como a produção de peças de crochê, pintura e ainda, ações de beleza como cortes de cabelo e tratamento de pele, por exemplo.

Índice de satisfação – Como forma de avaliar o serviço oferecido ao usuário, uma pesquisa de satisfação é realizada diariamente no Galileu, como um balizador de qualidade dos serviços prestados na unidade, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

“Temos o cuidado em que todos os setores sejam avaliados de igual modo. Aplicamos questionários diários para essa avaliação. E o resultado, em 2023, foi de um alto índice de aprovação”, disse a supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Susane Pires. Os setores Médico, de Higiene e Limpeza, de Fisioterapia, de Enfermagem, de Exames, de Manutenção, de Nutrição Dietética e a Equipe Multiprofissional, são os avaliados.

Para Paula Narjara, gerente corporativa de Qualidade, este projeto contribui sobremaneira para a avaliação do usuário. “Nosso propósito é oferecer serviços de excelência, atendendo às necessidades e expectativas do usuário com um cuidado centrado no paciente. E o projeto ‘O que importa para você’ é um reflexo de todo um trabalho que mantém um objetivo único: o paciente”, completou Narjara.

Serviço: O HPEG está localizado na avenida Mário Covas, na Grande Belém. Ele é retaguarda para pacientes com traumas e referência nos atendimentos de reconstrução de alongamento ósseo.