AcolheSUS no Rio Grande do Norte

7 votos
HJPB

OFICINA LOCAL ACOLHESUS- 2018

Bom dia à [email protected] que compõem a comunidade AcolheSUS na Rhs.

Compartilhamos a síntese de nossa primeira oficina local do AcolheSUS no Rio Grande do Norte.

MEMÓRIA DA OFICINA ACOLHESUS RN- 20 E 21-02-18

No Plano Estadual de Saúde (PES 2016-2019), O AcolheSUS relaciona-se, principalmente, ao  OBJETIVO ESTRATÉGICO 12 ( OE12): Implantar a Gestão Estratégica e Participativa, de forma descentralizada e corresponsável, destravando especialmente as metas M12.7. M12.8 e M12.9.

Como campo de atuação elegemos o Hospital José Pedro Bezerra (HJPB), conhecido como Hospital Santa Catarina (Nome do bairro ) ou , carinhosamente como SANTA.

O HJPB, localizado na capital (Natal) , região metropolitana de saúde, está entre os 4 maiores  hospitais públicos do nosso estado. Possui porta de urgência/emergência (RUE) e porta da obstetrícia (Rede cegonha).

O plano de trabalho do AcolheSUS no RN possui caráter participativo e cogerido, na perspectiva de matriciamento das ações relacionadas a essa diretriz da PNH, levando em conta o fortalecimento da rede de apoiadores institucionais e apoiadores da PNH no território e as condições de possibilidade dos pontos elencados como prioritários .

Resumo das etapas:

Etapa 1 (2017) – Adesão e contratualização com a CGPNH e SESAP/RN; Termo de Cooperação. Criação do GEE (Grupo Executivo Estadual), Definição do campo de atuação do projeto

Etapa 2 (2017) – Oficina de Trabalho com as Coordenações Estaduais de Humanização: Detalhamento do projeto (Brasília)

Etapa 3 (2018) – Constituição do Grupo Executivo Local (GEL)

Etapa 4(2018) -Oficina de Trabalho da CGPNH com o GEE e GEL (No RN) – Realizada em 20 e 21/02/2018, com a participação de técnicos da CGPNH (Coordenação geral da PNH– Brasília), Pesquisadores da ENSP e UFRN, Núcleo de apoio institucional do Ministério da Saúde no RN , Núcleo articulador da PNH no RN, Subcoordenação de atenção à saúde , subcoordenação de hospitais da SESAP, Direção e representantes de diversos setores do HJPB  e apoiadores da PNH no RN.

PRÓXIMOS PASSOS:

-Elaboração do plano de trabalho (no HJPB e região metropolitana) e cronograma de ações em sintonia com os objetivos e possibilidades do AcolheSUS.

– Programada segunda oficina para 11 e 12 de abril de 2018

Saudações salutares.

Rejane Guedes – Núcleo articulador da PNH no RN e GEE do AcolheSUS no RN.

Divulgando a rhs