O Caps Tauá está de volta a Rede humaniza SUS trazendo a alegria do Bloco Bilé da Cuca de Santo Antonio do Tauá-Pa para as vias da inclusão. Bloco trouxe para avenida em seus dois primeiros anos personagens icônicos da reforma psiquiátrica brasileira, tais como Nise da Silveira e Artur Bispo do Rosário, entretanto entendemos que é no município que a reforma acontece.
Nesse sentido o coletivo de usuários, familiares e trabalhadores do Caps Tauá decidiu em seu GTH homenagear um de seus usuários mais conhecidos e que também carrega em seu corpo vivido as marcas do preconceito e discriminação social. Assim, na última sexta feira, o usuário Rubens ganhou as ruas da cidade como enredo do bloco.
A idéia de trazer a relação da loucura com a cidade, a guisa do personagem e homenageado, visa reduzir o estigma e exclusão desta categoria social na sociedade. As frases do usuário, caracterizadas como suas máximas ganharam letra e melodia, sendo transformada em marchinha de carnaval.
O Bloco Bilé da Cuca abriu o carnaval da cidade, com seu notável usuário percorrendo as ruas e mobilizando a comunidade. Na oportunidade, aproveitamos o momento politico da saúde mental no país para no enredo e alegorias demonstrar todo nosso desagravo a qualquer possibilidade de retrocesso na atenção psicossocial e o risco da perda de seu maior patrimônio: A liberdade!
“Nenhum passo atrás, manicômio nunca mais!”
https://www.youtube.com/watch?v=edFr8nud1m8&feature=youtu.be
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Que maravilha essa postagem!