Canal do Estudante PAPP/FAMEPP/UNOESTE e o Currículo Centrado no Estudante, para o Curso Médico.

9 votos

Acadêmicos do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista, participaram do Primeiro Canal do Estudante do ano de 2022, organizado pelo Programa de Aproximação Progessiva à Prática.
Os acadêmicos trouxeram algumas inquietações relacionadas à viabilidade dos estudantes participarem como membros das Equipes Interprofissionais nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Os Facilitadores explicaram aos estudantes que a Vigilância Epidemiológica Municipal não permite que todos os grupos de acadêmicos frequentem as ESFs, durante toda a semana. Desta maneira, houve a necessidade de repartirmos os grupos, para que a parceria “Academia-Serviço” continuasse a ser desenvolvida, sem prejuízo para nenhum dos componentes.
Os acadêmicos também solicitaram maior permanência na sala de atendimento dos médicos, nas ESFs. Os docentes explicaram que não é possível que todos os acadêmicos estejam presentes na sala do médico, todos os dias, por uma questão de restrição de espaço físico. Além disso, a Política Nacional de Humanização sugere várias atribuições que compreendem práticas humanizadas de cuidado, como por exemplo: a responsabilidade social, o respeito e defesa da dignidade humana e também da saúde integral das pessoas das comunidades ligadas às ESFs. Dessa maneira,
visando a adotar práticas de cuidado em saúde mais humanizadas, a PNH aparece com o objetivo de trazer mudanças no cenário atual, que valoriza o modelo técnico-científico da saúde, incentivando que se ampliem atitudes humanizadas entre os futuros profissionais de Saúde, nos eixos da gestão, da atenção individual, coletiva, na educação e nos processos de trabalho em saúde. A PNH se alicerça na superação do reducionismo ao qual a racionalidade biomédica está presa. O encontro da subjetividade do futuro médico com a subjetividade do usuário SUS não pode ser substituído, sendo imprescindível.
O Facilitadores também explicaram aos estudantes que o currículo deve ser capaz de articular três elementos: a visão de desenvolvimento integral como objetivo das aprendizagens, o uso de metodologias mais ativas para manter o interesse e a curiosidade dos estudantes médicos, e a tematização com investigação, a partir do território, com a finalidade de reconhecer identidades e contextualizar aprendizagens.
Os acadêmicos também discutiram possibilidades para organizarmos um Plano de Ação para atualização do Calendário Vacinal dos colegas, estudantes do Curso Médico, na UNOESTE.
Os acadêmicos e os facilitadores consideraram como positiva sua participação no Canal do Estudante do PAPP, organizando Planos de Ação para o semestre 1 de 2022, nas ESFs de Presidente Prudente e Álvares Machado.