Centro de Estudos do Icict debate “Considerações éticas no uso de drones para pesquisa em saúde”

6 votos

Experiências de pesquisa usando drones e resultados de uma revisão de escopo sobre como o uso de drones é percebido pelas comunidades locais, além de as práticas de pesquisa e estratégias de engajamento comunitário atuais e ainda, os desafios para estabelecer orientações éticas relacionadas à utilização de drones, são os assuntos abordados na sessão do Centro de Estudos do Icict, intitulada “Considerações éticas no uso de drones para pesquisa em saúde”, na quarta-feira, 06 de dezembro, das 10h às 12h.

Estarão presentes: Mauricio Santos-Vega, Universidad de Los Andes, Colômbia; Maria Isabel Escada, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Remy Spaans, Barcelona Supercomputing Center (BSC), Espanha; e Pedro Fraga, PUC-Rio. A organização do evento está sendo feita por Claudia Codeço (PROCC/VPEIC/FIOCRUZ), Angela Esher (Ensp) e Christovam Barcellos (Laboratório de Informação em Saúde – LIS/Icict).

O evento, que ocorrerá no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos tem entrada restrita a 70 (setenta) pessoas e será híbrido, com dois palestrantes realizando suas palestras de forma remota (em inglês e espanhol) e os demais presencialmente. Haverá tradução simultânea inglês – português – inglês (apenas no on-line). A transmissão on-line será feita no canal do Youtube da VideoSaúde ou no link: https://bit.ly/centrodeestudos-extraordinario

Veja mais detalhes sobre o evento abaixo:

Resumo
O uso de drones em pesquisas ambientais e de saúde é um fenômeno relativamente novo e crescente. Dentro das aplicações de pesquisa, o uso de drones pode ser dividido em duas categorias principais:

1) transporte/entrega, como intervenções de controle de insetos vetores (por exemplo, liberação de mosquitos portadores de Wolbachia ou insetos estéreis, pulverização de adulticidas e aplicação de larvicidas); ou

2) mapeamento ambiental que não envolva nenhuma interação física com o ambiente, mas registra remotamente informações sobre um fenômeno, área ou objeto de pesquisa. Isso inclui atividades como registro de imagens multiespectrais, coleta de amostras de ar e registro de variáveis meteorológicas.

Dependendo do objetivo da pesquisa, a mesma área pode ser coberta repetidamente. Isso pode levantar preocupações entre as comunidades locais que residem na área. O marco regulatório de ética em pesquisa vigente no país não possibilita orientações específicas para a tecnologia de drones e para as práticas que variam entre diferentes configurações tipos de pesquisa.

Nesse seminário, vamos apresentar experiências de pesquisa usando drones e resultados de uma revisão de escopo sobre como o uso de drones é percebido pelas comunidades locais, as práticas de pesquisa e estratégias de engajamento comunitário atuais e ainda, os desafios para estabelecer orientações éticas relacionadas à utilização de drones.

1. “Uso de drones em vigilância e pesquisa em saúde”. Mauricio Santos-Vega, Universidad de Los Andes, Colômbia.

2. “Uso de drones para pesquisa ambiental”. Maria Isabel Escada, INPE

3. “Revisão de escopo sobre ética no uso de drones em pesquisa em saúde”, Remy Spaans, Barcelona Supercomputing Center (BSC), Espanha [REMOTO]

4. “Desafios teóricos para a avaliação ética de pesquisas em saúde envolvendo uso de drones”. Pedro Fraga, PUC-Rio. [REMOTO]

Sobre os debatedores

Mauricio Santos-Vega

Professor assistente no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Los Andes, em Bogotá (Colômbia). Atua como co-diretor do grupo de pesquisa em biologia matemática e computacional (BIOMAC). Utiliza abordagens matemáticas e estatísticas para desenvolver estratégias baseadas em dados em colaboração com instituições públicas e privadas. Seu trabalho visa analisar padrões de doenças e desenvolver ferramentas analíticas com significativo impacto social.

Maria Isabel Sobral Escada

Pesquisadora da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática do INPE. Tem experiência em sensoriamento remoto e no uso de tecnologias para estudos de padrões e processos de mudança de uso e cobertura da terra na Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento de floresta por satélite, análise da paisagem e de padrões e processos mudança de uso da terra, aplicado a estudos sobre degradação florestal, desmatamento, regeneração, atividades econômicas e saúde.

Remy Hoek Spaans

Pesquisadora da equipe Global Health Resilience, no Barcelona Supercomputing Center. Trabalha atualmente nos projetos E4Warning e HARMONIZE. Autora dos artigos: The application of drones for mosquito larval habitat identification in rural environments: a practical approach for malaria control? MC Stanton, P Kalonde, K Zembere, R Hoek Spaans, CM Jones Malaria journal 20 (1), 1-17; e Ethical considerations related to drone use for environment and health research: a scoping review protocol R Hoek Spaans, B Drumond, K van Daalen, A Derbyshire, A Da Silva, medRxiv, 2023.06. 04.23290944

Pedro Fraga 

É Mestre em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre e Doutorando em História pela PUC-Rio. Em 2020, sustentou a Dissertação “Sobre a questão ‘o que esperar do drone’?.
O Centro de Estudos 

O Centro de Estudos do Icict promove, mensalmente, eventos técnico-científicos que dialogam sobre temas da informação, comunicação e saúde para toda a comunidade científica. Por meio de seminários on-line, seu objetivo é promover a reflexão e a divulgação científica de estudos, pesquisas e iniciativas diversas que abordem políticas públicas em saúde, estratégias e ações de informação e comunicação e outras questões relevantes nos âmbitos da ciência, da tecnologia, da inovação e do Sistema Único de Saúde.

📩 Dúvidas pelo e-mail: [email protected]