“Coisa de velho”: como diferenciar o envelhecimento saudável de um quadro de demência?

7 votos

Título: “Coisa de velho”: como diferenciar o envelhecimento saudável de um quadro de demência?

Disciplina: A Psicologia e a Saúde – Pressupostos para a prática profissional do psicólogo

Professoras: Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Roth e Prof.ª Dr.ª Ruth Gelehrter da Costa Lopes

Alunos: Camila Chu Ferri, Eliza Shimada, Giovanna Queiroz, Laura Loreto, Marina Pereira, Paulo Laredo e Vivian Suhorebri.

Objetivo: Conscientizar profissionais de saúde e a população geral acerca das diferenças entre envelhecimento normal/saudável e envelhecimento patológico.

Relevância: O material aqui apresentado foi desenvolvido a partir de discussões sobre como a população em geral enxerga o envelhecimento, apontando características de um envelhecimento patológico/demencial como algo comum e normal em qualquer processo de envelhecimento, o que não é verdade. Dessa forma, buscamos construir um material que pintasse uma imagem heterogênea acerca dos diversos conhecimentos sobre o envelhecer e, posteriormente, trouxesse informações-chaves para que profissionais da saúde pudessem levar para o dia-a-dia na atuação do sistema público de saúde.

Público-alvo: Profissionais de saúde.

Justificativa: A partir desse material, buscamos contribuir para a capacitação de trabalhadores da saúde pública sobre a diferenciação entre os processos de envelhecimento normal e patológico, com foco nas demências. A primeira parte do vídeo consiste em entrevistas que buscam exemplificar diferentes visões da população sobre os temas saúde, envelhecimento e demências. As entrevistas foram feitas com diferentes faixas etárias, para aumentar a diversidade amostral. Já a segunda parte é informativa, em que tentamos apontar os mitos e verdades sobre os processos de envelhecimento saudável e patológico, pontuando os aspectos importantes a serem observados e reconhecidos em cada um, a fim de aumentar o repertório dos profissionais de saúde sobre este assunto e auxiliando-os para o fornecimento de um atendimento de qualidade. O material produzido pode ser utilizado em diversos meios e aparelhos do SUS, desde UBS até hospitais e atendimentos mais especializados, como a URSI ou CRI.

Referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALZHEIMER. O que é Alzheimer. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALZHEIMER. ABRAz. [S. l.], 2022. Disponível em: https://abraz.org.br/sobre-alzheimer/o-que-e-alzheimer/. Acesso em: 3 nov. 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALZHEIMER. Demência. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALZHEIMER. ABRAz. [S. l.], 2022. Disponível em: https://abraz.org.br/sobre-alzheimer/o-que-e-alzheimer/. Acesso em: 3 nov. 2022.