Descentralização da atenção em HIV-Aids para a APS e testes Rápidos Disponíveis nas ESF’s.

11 votos

Muitas pessoas não têm conhecimento sobre a existência dos testes rápidos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família. Todos esses testes são realizados sob sigilo e após responder um questionário com diversas perguntas nas quais o usuário SUS não deve faltar com a verdade.

A Constituição Federal de 1988, regulamentada pelas Leis 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde) e 8.142/90, determina a descentralização da gestão e das políticas da saúde no país. Essa descentralização deve ser feita de maneira integrada entre a União, estados e municípios. Ela é um dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa maneira, o Princípio da Descentralização determina que o poder e a responsabilidade sobre o Setor Saúde, seja distribuídos entre os três níveis de governo. O objetivo da Descentralização é que exista uma prestação de serviços com mais eficiência e qualidade, e também haja a fiscalização e o controle por parte da sociedade.

Estudantes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática da Universidade do Oeste Paulista, no campus de Presidente Prudente (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) são inseridos, desde o primeiro termo da Graduação Médica, em oito Estratégias Saúde da Família (ESF), nos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, como membros das Equipes Interprofissionais.
Nossa Facilitadora utilizou a Metodologia Ativa da Problematização e o Arco de Maguerez, para estimular reflexões na ação.
Algumas questões de Aprendizagem foram criadas, e nós estudantes fomos dirigidos à busca, em referências confiáveis, consideraram que, no município de Presidente Prudente – SP, temos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, disponíveis nas ESFs, para os usuários do SUS. Se os testes estão disponíveis, nas ESFs, significa que a sua distribuição é descentralizada.

A disponibilidade destes testes, gratuitamente, é algo de grande importância, já que pode auxiliar para um diagnóstico e tratamento precoces, das enfermidades citadas, aumentando a expectativa de vida do cliente.
Os testes rápidos para sífilis são treponêmicos, e quando reagentes, torna-se importante fazer testes confirmatórios. Foi interessante para o acadêmico, saber que os usuários SUS que, uma vez na vida tiveram essa doença, terão para sempre uma cicatriz sorológica, tornando-se então, sempre reagentes.
O teste rápido de detecção para o HIV fica pronto em 30 minutos, na ESF. Quando o resultado for positivo, o usuário SUS já é encaminhado para tratamento na referência especializada. Entretanto, ele continua em seguimento com a Equipe Interprofissional, na ESF. O teste pode ser feito em qualquer pessoa sexualmente ativa, desde que ela autorize a sua realização. Esse teste identifica a presença do vírus por meio dos anticorpos circulantes contra o microorganismo.

Existe também, disponível na ESF, o teste rápido para detecção de hepatites. Com esse teste podemos identificar se o usuário SUS possui hepatite B ou hepatite C. Os testes se baseiam na técnica de imunocromatografia de fluxo lateral, que permite a detecção do antígeno específico.
No sábado (23/10/2021), na ESF São Pedro, em Presidente Prudente, os acadêmicos do “PAPP/FAMEPP/UNOESTE” participaram de um “Plano de Ação” e realizamos o mutirão do “Outubro Rosa”. Essa campanha proporcionou para as mulheres, a coleta de preventivos, além da realização de exame físico de mama, bem como a realização dos testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites.

Foi uma experiência muito interessante e gratificante para os estudantes, na qual os acadêmicos do Curso Médico puderam ver, de perto, a aplicação do Princípio “Protagonismo do Usuário SUS”, presente na “Política Nacional de Humanização (PNH). Consideramos, nas discussões, após colocarmos em prática o Plano de Ação, alicerçado na “Política Nacional de Promoção à Saúde”, como uma “palavra amiga” pôde colaborar para motivar as mulheres, usuárias do SUS, a terem mais confiança e sinceridade, ao responderem os questionários, aplicados pela equipe interprofissional.
Consideramos como positiva a ação relacionada à “Criação de Ambientes Saudáveis”, realizada no terrirório ligado à ESF.

Referências:
Sífilis: Estratégias para Diagnóstico no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, Coordenação de Doenças sexualmente Transmissíveis e Aids. 2010. 100p. (Série TELELAB). Disponível em: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/page/2012/50768/manual_sifilis_miolo_pdf_53444.pdf Acesso em: 31 out 2021.
.MINISTÉRIO DA SAÚDE. Teste rápido de HIV: saiba o resultado em 30 minutos. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/teste-rapido-de-hiv-saiba-o-resultado-em-30-minutos>. Acesso em 31 Out 2021.
.Hepatites – Manual. Disponível em: https://telelab.aids.gov.br/moodle/pluginfile.php/22182/mod_resource/content/5/Hepatites. Acesso em 31 out 2021.