Educação Permanente e Governança Digital na Atenção Primária à Saúde no PAPP/FAMEPP/UNOESTE

12 votos

Professores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) no Campus de Presidente Prudente, SP, se reuniram, em uma Ação de Educação Permanente, no início do primeiro semestre letivo de 2023, para discutirem Governança Digital na Atenção Primária à Saúde no PAPP/FAMEPP/UNOESTE.

Os Coordenadores do PAPP acolheram os participantes e iniciaram a Roda de Conversa explicando que a governança de saúde digital se refere à estrutura de gestão robusta e de alto nível que organiza as ações, forma e capacita recursos humanos, providencia recursos materiais, promove e garante aderência aos aspectos éticos e legais, delega poderes e cobra resultados.

A governança também identifica, coordena e monitora o progresso das atividades fundamentais para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na produção e disponibilização de informações confiáveis sobre o estado de saúde para quem precisa, no momento que precisa (Saúde Digital).

Os Professores fizeram propostas para o novo semestre, em relação a incrementar a utilização e análise do Prontuário Digital nas Estratégias Saúde da Família dos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Além disso, em relação aos Processos de Trabalho em Saúde, foram propostas Atividades de Educação Permanente para serem realizadas com as Equipes Interprofissionais das ESFs e coordenadas pelos acadêmicos do Curso Médico, sob supervisão dos docentes do PAPP. Todas essas ações serão previamente acordadas entre as gerentes das ESFs e as Docentes do PAPP, no início do semestre letivo.

Os participantes consideraram como positiva a Roda de Conversa enfocando Governança em Saúde na Atenção Primária para esse novo semestre de 2023.