Ensinando e aprendendo estratégias de Promoção à Saúde, com graduandos do Curso Médico FAMEPP

9 votos

A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca reorganizar a Atenção Primária em Saúde no Brasil, fundamentada nos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde, os gestores estaduais e municipais a consideram como uma estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica, na medida em que favorece uma reorientação do processo de trabalho da Equipe Interprofissional. Existe um grande potencial, na ESF, para aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da APS (Atenção Primária à Saúde), com foco na ampliação da resolutividade, impactando na situação de saúde das pessoas e das coletividades. Além de tudo isso, a ESF propicia uma importante relação custo-efetividade.
Esses elementos estimularam os responsáveis pela proposição curricular, no Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE), no Campus de Presidente Prudente, a investirem na Parceria Academia/Serviço, firmada entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente. Essa parceria propiciou a inserção dos acadêmicos médicos, como membros das equipes interprofissionais, em 07 ESFs do município.
Os Facilitadores utilizam metodologias ativas como a Problematização, para estimular a criação de Planos de Ação, com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS), a serem realizados nos territórios ligados à ESFs.
Os acadêmicos realizam Visitas Domiciliares (VDs) para as famílias, após análise dos prontuários familiares e organizam ações para a Criação de Ambientes Saudáveis nas comunidades adscritas às Unidades de Saúde.
A Docente utilizou o Arco de Maguerez, após a realização das ações de Educação em Saúde, para estimular Reflexão na Ação.
Acadêmicos consideraram nas discussões, neste semestre 2 de 2022, que a saúde tem grande contribuição para a qualidade de vida da pessoa e das populações. A Facilitadora chamou a atenção para a análise dos Determinantes Sociais de Saúde, no território da Unidade de Saúde (DSS).
De acordo com a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde, os DSS são fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Estudantes consideraram, nas discussões, após as Visitas Domiciliares (VDs), que muitos componentes sociais de uma “vida com qualidade” são importantes para que se alcance um “perfil elevado de saúde”.
A Docente complementou, explicando que a Promoção à Saúde, um dos pilares da Estratégia Saúde da Família (ESF), é essencial para melhorar a vida de uma comunidade, na medida em que busca o fornecimento de informações e meios para que as pessoas consigam atuar sobre os seus determinantes de saúde.
Na ESF utilizada como cenário de ensino e aprendizagem para os graduandos do Curso Médico, este trabalho tem o objetivo de elaborar alguns planos de intervenção que favoreçam a criação de ações para promover a saúde e também para prevenir doenças.
A Docente utiliza a Problematização para estimular a criação de questões de aprendizagem relacionadas à APS (Atenção Primária à Saúde). Estudantes partem para a busca de material em documentos do Ministério da saúde, periódicos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), para a elaboração dos planos de intervenção.
A Professora também utiliza as etapas do planejamento estratégico situacional para analisar: atenção individual, coletiva, processos de trabalho e educação em saúde, no cenário de ensino aprendizagem. Os acadêmicos participam das reuniões com a equipe interprofissional.
A partir da construção desses “projetos de felicidade” para os usuários do SUS, espera-se que os acadêmicos se conscientizem da importância da Promoção à Saúde. Com as ações propostas, os estudantes expressaram suas expectativas: que haja uma melhora nos níveis de saúde e da qualidade de vida da população.

Referência:
PROMOÇÃO DA SAÚDE NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA:
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
Disponível em:
https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/Promo%C3%A7%C3%A3o_saude_programa_saude.pdf
Acesso em 07 10 2022, às 8h 15min