Alunos: Cecília Giordani Bonassi, Larissa Helena Hackbarth e Lucas Maciel Martins.
Escola Técnica Geração Itajaí.
Turma: E119A.
Professor: Sérgio Clemente.
Grupo: Metade da Alegria.
Ensinar e orientar os precisam.
O seguinte relatório teve como base o artigo “Como o corte de verbas nas universidades federais afeta o SUS? ”. Do qual foi escolhido pois compreendemos a importância das universidades federais para o sus. Já que as mesmas, fornecem espaço para pesquisa, trazendo inovação e tecnologia para a área da suade no Brasil.
O impacto deste artigo pode ser considerado positivo, por nos fazer perceber a importância das universidades federais. Mas, em sua maioria é negativa, por estarmos à beira de perder algo tão bom e importante para a nossa saúde e o nosso país.
Outro artigo utilizado para produção deste relatório foi “ O papel do Enfermeiro na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) ”. Ao lermos o artigo em questão, chamou nossa atenção o fato de que realmente não se fala sobre saúde mental da forma como deveria. O impacto positivo que o artigo pode mostrar, é o simples fato de ter sido criado uma rede para que se possa não somente falar sobre, mas também tratar e cuidar daqueles que mais precisam.
O último artigo escolhi foi “Estudantes Médicos e a Higienização das mãos como pratica do cuidado em um Programa Saúde nas Escolas (PSE) no interior de São Paulo”. Do qual chamou a atenção por ser algo relativamente simples de ser feito, mas de extrema importância. Ao levar o conhecimento da lavagem das mãos para estas crianças, os estudantes Médicos estavam, de certa forma, mudando o futuro daquelas crianças.
Após a leitura destes 3 artigos, podemos concluir que a abertura dada pela Rede Humaniza SUS, é de extrema importância para nós da área da saúde. Pois a mesma possibilita que possamos abranger nosso conhecimento sobre diversos assuntos, assim como auxilia os profissionais da saúde a identificar e mudar situações problemas.
Dessa forma, pensando nos artigos utilizados, é de extrema importância que tenhamos abertura para falar sobre a saúde mental, suporte para tratar a mesma, diálogo para auxiliar os demais. Assim como: a possibilidade de ensinar e orientar aqueles que mais precisam, e compreensão com tudo que pode auxiliar na melhoria da nossa profissão, e consequentemente da nossa saúde.
Fonte 1 (Como o corte de verbas nas universidades federais afeta o SUS?): https://redehumanizasus.net/como-o-corte-de-verbas-nas-universidades-federais-afeta-o-sus/
Fonte 2 (Estudantes Médicos e a Higienização das mãos como prática do cuidado em um PSE no interior de SP):
Estudantes Médicos e a Higienização das mãos como prática do cuidado em um PSE no interior de SP.
Fonte 3 (O papel do enfermeiro na RAPS): https://redehumanizasus.net/o-papel-do-enfermeiro-na-raps-2/
Por Raphael Henrique Travia
Oi Cecília,
Fico feliz e agradecido que vocês tenham lido uma de minhas postagens… nesse momento mais do que nunca precisamos lutar para defender nossos direitos.
Sempre é bom lembrar que nossos direitos são fruto de lutas, então precisamos nos mobilizar de forma positiva para defender o ensino público, gratuito e de qualidade.
Fiz a postagem para lembrar a todos que saúde e educação são políticas públicas que andam de mãos dadas!
Nenhum direito a menos!
Abraços,
Raphael Henrique Travia