Estudantes da UNOESTE organizam ação em Saúde para comemorar o Dia Mundial da Higiene das Mãos

7 votos

 

No dia 05 de Maio comemoramos o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Neste ano de 2022, os acadêmicos do Curso Médico da UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), estimulados pelos Facilitadores do PAPP (Programa de Aproximação Progressiva à Prática), organizaram um Plano de Ação com o objetivo de promover e apoiar uma cultura de lavagem das mãos, no Hospital Esperança, no município de Presidente Prudente, SP.
O objetivo do Plano de Ação que emergiu da Metodologia Ativa da Problematização, foi o de aumentar a consciência e a compreensão desta prática, eficaz e econômica, utilizada para ajudar a prevenir a propagação de muitas doenças.
Neste ano de 2022, o tema adotado pelos Acadêmicos foi: “Unidos em prol da segurança: lave as suas mãos”.
A ideia dos Acadêmicos Médicos foi trabalhar com Educação em Saúde, em algumas unidades, nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, lançando um apelo aos profissionais de saúde, usuários do SUS e seus familiares para que se unam na higiene das mãos, com a finalidade de alcançar uma cultura de cuidados em saúde, com maior segurança e de melhor qualidade.
Os acadêmicos utilizaram luvas e tinta guache para demonstrarem, de maneira lúdica, a importância da lavagem das mãos no combate à proliferação de patógenos que podem danificar a saúde humana.
A Facilitadora utilizou o Arco de Maguerez com os estudantes, para estimular Reflexão na Ação.
Acadêmicos consideraram que a adoção de medidas eficazes de prevenção e controle de infecções, incluindo a higiene das mãos, permitem reduzir para mais de metade o número de infecções associadas aos cuidados de saúde. A ação de lavar as mãos também pode aumentar em até 44% as taxas de sobrevivência de recém-nascidos. A Facilitadora considerou que a higiene frequente e correta das mãos também desempenha um papel significativo na luta contra epidemias e pandemias. Na Pandemia do COVID-19, foi muito valorizado o bom hábito da lavagem frequente e adequada das mãos. Existe, entre nós, uma crescente ameaça da resistência aos antimicrobianos. A lavagem das mãos pode auxiliar como medida de prevenção e controle das infecções, sendo estimulada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
De acordo com a OMS, uma em cada quatro unidades de saúde em todo o mundo não dispõe sequer de acesso a estruturas básicas de abastecimento de água, e uma em cada três não dispõe de instalações para a higiene das mãos nos locais de cuidados.
Na África, a situação é ainda mais grave. No continente Africano, metade de todas as unidades de saúde não tem acesso básico a água.
Os estudantes, os trabalhadores da Saúde e os usuários do SUS consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida no território da Estratégia Saúde da Família, no município de Presidente Prudente, SP.

Referência:
Dia Mundial da Higiene das Mãos, 2022.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.afro.who.int/pt/regional-director/speeches-messages/dia-mundial-da-higiene-das-maos-2022%23:~:text%3DO%2520Dia%2520Mundial%2520da%2520Higiene,prevenir%2520a%2520propaga%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520de%2520doen%25C3%25A7as.&ved=2ahUKEwjEoZSuhdb3AhUQtZUCHV05Db8QFnoECA4QBQ&usg=AOvVaw1bZRjtBhIk6RAWY80Fs9aQ
Acesso em 10 05 2022 às 19h 55min.