Estudantes do Curso Médico aprendem a organizar uma Reunião de Equipe com “alegria” em uma ESF.

13 votos

 

Estudantes do Curso Médico são inseridos como membros de Equipes Interprofissionais em cinco Estratégias Saúde da Família (ESFs) no Município de Presidente Prudente, SP, graças a uma parceria entre a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (SMS-PP).
Os facilitadores utilizam Metodologias Ativas como a Problematização, nos Ciclos Pedagógicos, para estimular a criação de Planos de Ação, relacionados aos Eixos propostos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014.
O Eixo dos Processos de Trabalho em Saúde, foi escolhido por um grupo de estudantes para a criação de um Plano de Ação relacionado à Política Pública da Educação Permanente em Saúde.
Após selecionarem dúvidas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), os acadêmicos organizaram uma Roda de Conversa, esclarecendo as questões de aprendizagem elaboradas em oportunidade anterior.
Após a realização da “reunião de equipe”, a facilitadora organizou uma “reflexão na ação”, fundamentada no Arco de Maguerez.
Estudantes consideraram que a Equipe pode ser encarada como um reservatório social de recursos na área da saúde. O grupo de trabalhadores possui ferramentas para construir e reconstruir possibilidades de atuação no território da ESF. A facilitadora considerou que, a partir da escuta ativa e da troca de opiniões, sempre respeitando as novas ideias podemos, juntos, construir grandes mudanças voltadas para a criação de ambientes saudáveis no território de Saúde. O trabalho em equipe pode ser utilizado como uma estratégia para articulação das ações de saúde e integração dos agentes de mudança. A ideia é superar o distanciamento dos saberes, democratizando as relações corporativas. A reunião de equipe, foi considerada pelos acadêmicos como um instrumento importante para se conseguir avanços na assistência oferecida às pessoas, com vistas a atingir resultados terapêuticos mais adequados às necessidades de saúde da comunidade.
Os participantes consideraram como positiva a ação voltada para a melhoria dos Processos de Trabalho em Saúde na ESF.

Referências:
Os desafios de se trabalhar em equipe na estratégia saúde da família.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa= t&source=web&rct=j&url=https:// www.scielo.br/scielo.php% 3Fscript%3Dsci_arttext%26pid% 3DS1414-81452018000400205% 26lng%3Dpt%26nrm%3Diso%26tlng% 3Dpt&ved= 2ahUKEwiwosWE1qbeAhWx4YUKHWApC FsQFjAAegQIABAB&usg= AOvVaw0uvtfIDca7PWzlESQo94dN
Acesso em 27 10 2018 às 10h 58m

in