Estudantes do Curso Médico comemoram “Outubro Rosa”, com trabalhadoras da Universidade Unoeste.
Em alusão ao “Outubro rosa”, os estudantes do 3º termo do Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista-Unoeste, em parceria com os cursos de Psicologia, Estética e Artes comemoraram com as trabalhadoras da Instituição o tema “A saúde da mulher”. A atividade é resultado das Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem que, por meio da problematização, emergem planos de ações com objetivo de fazer Educação em Saúde com qualidade e para trabalhar de forma satisfatória a saúde do trabalhador. Um dos planos de ações levantado pelos estudantes foi trazer para o evento uma apresentação lúdica teatral com tema violência da mulher, visto que o feminicídio tem apresentando crescimento alarmante nos últimos anos segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), seja por violência física ou psicológica. Juntamente com a Medicina do Trabalho, os estudantes orientados pelas tutoras desenvolveram ações como verificação da pressão arterial, teste glicemia capilar, peso, altura e cálculo do IMC, aplicação de questionário sobre vida saudável, anamnese, orientações sobre câncer de mama e colo do útero, limpeza e massagem facial e por final uma apresentação teatral com tema “Violência contra mulher”. Os estudantes e as trabalhadoras, que participaram do evento, reagiram de foram positiva à ação, uma vez que a prevenção é de suma importância e consideraram a apresentação teatral maravilhosa, pois muitas mulheres enfrentam esta situação, por isto precisam ser impactadas a fim de manterem a auto estima elevada, para criarem ambientes e situações saudáveis, melhorando a qualidade de vida.
Referências:
TEATRO DO OPRIMIDO E PROMOÇÃO DA SAÚDE: TECENDO DIÁLOGOS. Disponível em
https://www.google.com/url?sa= t&source=web&rct=j&url=https:/ /www.researchgate.net/ publication/323856924_TEATRO_ DO_OPRIMIDO_E_PROMOCAO_DA_ SAUDE_TECENDO_DIALOGOS&ved= 2ahUKEwihjbms_ PfdAhVZcCsKHWLRAq0QFjABegQICBA B&usg=AOvVaw3_ 4Wv1YtI3jz9s9Myorm95
Consulta em 08 10 2018 às 20h 16min.
Por Alex Wander Nenartavis
O Teatro do Oprimido, do autor Augusto Boal constitui-se como uma excelente estratégia para se estimular a criação de ambientes saudáveis nos territórios adscritos às ESFs. Parabéns Professsora Talita !