ESTUDANTES DO CURSO MÉDICO REALIZAM AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM VISITA DOMICILIAR PARA IDOSO

13 votos

     No mês de setembro de 2021, eu e meu grupo de colegas acadêmicos da Graduação em Medicina da UNOESTE, visitamos a Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Dr. Kasumaro Mushá, no bairro Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente, SP. Nós, estudantes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) somos inseridos como membros das equipes interprofissionais, em oito Estratégias Saúde da Família (ESFs), em Presidente Prudente e Álvares Machado, graças a uma parceria firmada entre Academia e Serviço (UNOESTE e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios citados).

     Acompanhamos três vistas domiciliares, cada uma com sua particularidade, mas com uma característica em comum: todos eram idosos. Dessa maneira, a Facilitadora nos estimulou, por meio da Metodologia Ativa da Problematização, a colocarmos em prática a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Idoso, na VD.

     A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1991, o 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

    As demências habitualmente acometem a população idosa, caracterizando-se como doenças cerebrais que causam a diminuição progressiva da capacidade cognitiva. Também causam alterações de comportamento e perda da funcionalidade.  A doença de Alzheimer é o tipo mais frequente de demência.

     A data de 21 de setembro é lembrada como Dia Mundial do Alzheimer. Apenas no Brasil, onde hoje há mais de 29 milhões de pessoas acima dos 60 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acredita-se que quase 2 milhões de pessoas têm demências, sendo que cerca de 40 a 60% delas são causadas pelo Mal de Alzheimer.

     Cabe aos profissionais de saúde orientarem a população idosa sobre a importância de práticas que podem ajudar a prevenir a doença de Alzheimer, como:

  • Atividade física apropriada para idade (de preferência atividade aeróbica);
  • Alimentação balanceada e voltada para alimentos naturais – dieta do mediterrâneo, alimentos ricos em ômega 3;
  • Prevenção de fatores de risco vascular como controlar diabetes, hipertensão, dislipidemias;
  • Evitar tabagismo, álcool em excesso;
  • Atividade intelectual: testes, exercícios mentais, manutenção atividade profissional, programa de reabilitação cognitiva;
  • Preservação das relações sociais e familiares (convivência interpessoal, manutenção e reforço de vínculos afetivos).

     Ressaltamos a importância das visitas domiciliares para o constante monitoramento da saúde física e mental dos idosos, a fim de identificar precocemente possíveis casos de Alzheimer e com isso retardar o avanço dessa doença que atinge essa população.

     Nós, estudantes de Medicina, consideramos como positiva a ação de Promoção à Saúde realizada no território da ESF, com foco na Educação em Saúde, para prevenção da Doença de Alzheimer.

BIBLIOGRAFIA

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Dia internacional do idoso. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/1o-de-Outubro-Dia-Internacional-do-Idoso. Acesso: 7 de outubro de 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. Dia mundial do Alzheimer. Disponível em: https://sbgg.org.br/em-dia-mundial-do-alzheimer-dados-ainda-sao-subestimados-apesar-de-avancos-no-diagnostico-e-tratamento-da-doenca/. Acesso: 7 de outubro de 2021.