Estudantes médicos conscientizam equipe da ESF sobre a Semana Nacional de Combate ao Fumo.

16 votos

Estudantes médicos conscientizam equipe da ESF sobre a Semana Nacional de Combate ao Fumo.

Acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE), participaram de reunião em equipe , para propor mais ações no território de abrangência da ESF São Pedro, no município de Presidente Prudente .
Um dos Planos de Ação, que emergiu da epidemiologia, foi o relacionado ao combate ao Tabagismo.
A Política Pública da Educação Permanente foi o “pano de fundo” para a execução da Ação, realizada .
Estudantes explicaram que o tabagismo é uma doença, dessa maneira, necessita de uma abordagem biopsicossocial e interprofissional para o seu tratamento, na ESF. A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem classificar o tabagismo como uma dependência de uma droga, chamada nicotina. Esta substância está presente nos derivados do tabaco. A narguilé foi citada pelos acadêmicos, na atualidade, como disseminadora do vício do tabaco, principalmente entre a população mais jovem. Acadêmicos explicaram que, após ser absorvida, pelo organismo humano, a nicotina consegue chegar até o cérebro, em um período que varia de 7 a 19 segundos. Onde são liberadas substâncias químicas na corrente sanguínea, após a aspração da fumaça, que causam sensação de prazer e consequentemente, acendendo outro cigarro para voltar a ter a sensação prazerosa. A pessoa que faz uso do cigarro, muitas vezes, procura o cigarro quando se encontra estressado, e assim, tentando um “ falso relaxamento”, através deste.
Comentei que existe um Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de Agosto, e o objetivo da instituição desta data “anti-tabaco”, no Brasil, é reforçar ações nacionais de sensibilização, com foco na mobilização das comunidades, em relação aos danos biológicos, sociais, políticos, econômicos e ambientais provocados pelo uso do tabaco. A Lei nº 7.488/1.986 instituiu esta data comemorativa em todo o país. Mostrei aos estudantes, que na prática de nossa unidade de saúde, se encontra esta ação anti tabaco, onde estamos no 3° ano de grupo anti tabagismo. Em 2020 , não foi realizado , devido a pandemia, mas justamente, por este fato , o qual causou muitos quadros depressivos e consequentemente, aumento do número de cigarros fumados; em acordo com a coordenação de saúde do município, retornamos aos grupos anti tabagismo. Os mesmos são realizados de acordo com as normas de segurança: aferição de temperatura, uso de máscaras, higienização das mãos com álcool e distanciamento de 1 metro. Todos participantes já se encontram vacinados , com pelo menos 1 dose anti Covid19. O horário escolhido, para a realização da ação, foi no período noturno, após expediente de trabalho. Foi explicado que , parar de fumar se constitui em uma medida de proteção para a saúde dos cidadãos.
Estudantes, estimulados com a ação, utilizaram os materiais educativos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, em uma parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A enfermeira da ESF destacou a importância da equipe se responsabilizar pela proteção da saúde das crianças, jovens e adolescentes da comunidade local. Explicou também, que este grupo etário é alvo de estratégias de venda do tabaco. A ideia dessa indústria é que essas pessoas possam se tornar um mercado repositor de novos consumidores, o quanto antes, pois o consumo de tabaco mata mais da metade de seus consumidores.
Estudantes entenderam que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza um tratamento, sem custos, para ajudar os tabagistas a abandonarem o hábito de fumar, estamos recebendo o tratamento medicamentoso oral : Bupropiona e o adesivo de nicotina. Agentes Comunitários de Saúde foram estimulados a identificarem fumantes, no território, mostrando a eles que é possível fazer um tratamento gratuito, anti-tabaco.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde, desenvolvida a partir da Metodologia Ativa da Problematização, em uma ESF do interior de SP.
Os acadêmicos são inseridos em oito Estratégias Saúde da Família (ESFs), localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, graças a uma parceria firmada entre Academia e Serviço.
Os Facilitadores utilizam a Metodologia Ativa da Problematização para estimular Reflexão na Ação, criando Planos de Ação, a serem executados nos territórios adscritos às ESFs.
Percebe-se que com este modelo de parceria , os estudantes ficam muito estimulados.

Referências:
29 de Agosto. Dia Nacional de Combate ao Fumo. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-nacional-de-combate-ao-fumo&ved=2ahUKEwjL7Map6tbyAhV_rZUCHSCEDuwQFnoECAQQBQ&usg=AOvVaw3AmtW0WV1AJPomJLw1okfl