Estudantes médicos realizam Ação de Vigilância em Saúde do Trabalhador em Álvares Machado, SP.

8 votos

O Programa de Aproximação Progressiva à Prática insere os estudantes do Curso Médico em 09 Estratégias Saúde da Família (ESFs) localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, graças a uma pareceria “Ensino e Serviço” firmada entre o Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (PAPP-FAMEPP-UNOESTE) e as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios citados.

As Facilitadoras do PAPP utilizam metodologias ativas como a Problematização para estimularem a produção de Planos de Ação com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde, visando a colocar em prática os Princípios do SUS: Integralidade, Universalidade e Equidade, de acordo com a Lei 8080/90.

Um dos Planos de Ação, criado pelos estudantes e executado sob supervisão docente, esteve ligado à identificação de riscos ocupacionais, capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Os acadêmicos, supervisionados pelas docentes do PAPP realizaram uma ação de “Criação de Ambientes Ocupacionais Saudáveis” em uma grande empresa localizada no município de Álvares Machado SP.

Após os trabalhos realizados pelos futuros médicos de: aferição de pressão arterial, coleta de glicemia capilar e avaliação do índice de massa corporal (IMC), a professora utilizou o “Arco de Maguerez” para estimular a “Reflexão na Ação”.

Estudantes, após a busca em referências selecionadas, consideraram que os riscos ocupacionais podem ser classificados em físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, psicossociais, ambientais e mecânicos, ou seja, de acidentes. Entenderam que esses riscos podem ocorrer de maneira isolada ou simultânea.

Os docentes se reuniram após a execução do Plano de Ação e entenderam que é necessário que o futuro profissional médico lance um olhar ampliado sobre os ambientes e também sobre os processos de trabalho. Os estudantes precisam compreender o processo de adoecimento do trabalhador de maneira integral, para que as medidas de intervenção que forem adotadas possam ser realmente efetivas.

Estudantes consideraram nas discussões que a “Vigilância em Saúde do Trabalhador”, um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, abrange um conjunto de ações que visam à Promoção da Saúde, prevenção da morbimortalidade e também a redução de riscos e vulnerabilidades na população que trabalha e que reside nas áreas de abrangência das Estratégias Saúde da Família (ESFs), no município de Álvares Machado SP. Essa Vigilância deve ocorrer por meio da integração de ações que vão intervir nas doenças e agravos e seus determinantes que decorrem dos processos de trabalho.

Estudantes consideraram que na Política Nacional de Saúde dos Trabalhadores, as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador devem ser realizadas de modo contínuo e sistemático ao longo do tempo, visando à detecção, ao conhecimento, à pesquisa e à análise dos fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho. É necessário se ter em vista os diferentes aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico que forneçam subsídios para o planejamento, a execução e a avaliação de intervenções sobre esses aspectos, visando à eliminação ou ao controle das doenças ocupacionais.

https://www.vs.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/Cartilha-Pol_Nac_Sa%C3%BAde_Trab_FINAL_A.pdf

Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde dos Trabalhadores, realizada nos territórios ligados às ESFs do município de Álvares Machado SP.

 

Referência:

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Disponível em:

https://www.vs.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/Cartilha-Pol_Nac_Sa%C3%BAde_Trab_FINAL_A.pdf

Acesso em 06 09 2023, às 14h 30min.