Hoje ocorreu mais uma importante reunião do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. http://medicalizacao.org.br/
Feita virtualmente, agregou pessoas de diferentes partes do país e uma das pautas foi a respeito do Transtorno do Espectro Autista. Em uma abordagem crítica e também propositiva, conversou-se sobre riscos e prejuízos decorrentes dos modos como pessoas (principalmente crianças) têm sido diagnosticadas e de como têm sido (ou não) cuidadas por profissionais. O reducionismo biológico, as exclusões por conta do diagnóstico, os preconceitos, dentre outras questões foram debatidas.
Participe das próximas e colabore no fortalecimento de práticas desmedicalizantes! http://medicalizacao.org.br/como-participar/
“A medicalização tem sido alvo de grande preocupação, gerando muitos debates, ações frente ao poder público e articulação com os conhecimentos acadêmicos.
Entendemos por medicalização o processo em que as questões da vida social, sempre complexas, multifatoriais e marcadas pela cultura e pelo tempo histórico, são reduzidas à lógica médica, vinculando aquilo que não está adequado às normas sociais a uma suposta causalidade orgânica, expressa no adoecimento do indivíduo.
Assim, questões como os comportamentos não aceitos socialmente, as performances escolares que não atingem as metas das instituições, as conquistas desenvolvimentais que não ocorrem no período estipulado, são retiradas de seus contextos, isolados dos determinantes sociais, políticos, históricos e relacionais, passando a ser compreendidos apenas como uma doença, que deve ser tratada.
Neste local, você terá informações sobre as ações do fórum junto aos poderes legislativo e judiciário; as diferentes formas de mobilização de profissionais da saúde, da educação e da população; a participação ativa em grupos que construam modalidades de atendimento à população que superem a lógica medicalizante vigente”. (texto reproduzido do site do Fórum).
Por Emilia Alves de Sousa
Muito importantes esses movimentos voltados para a medicalização, um problema grave de saúde publica que precisa ser enfrentado.
Temos um Fórum no Piauí e espero que a galera tenha participado dessa reunião!