Gestantes conhecem e aprovam a maternidade do Hospital Abelardo Santos

13 votos

Atenção apurada marcou a visita de gestantes e seus acompanhantes à maternidade do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, Distrito de Belém. A atividade, realizada na quinta-feira (20), buscou familiarizar as futuras mães com o ambiente onde darão à luz, proporcionando maior segurança, confiança e tranquilidade para o momento do parto.

O roteiro da visita incluiu a recepção do Bloco B, consultório médico, salas de observação e estabilização, quartos de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), centro obstétrico e alojamento. Durante o percurso, as participantes receberam informações detalhadas sobre os serviços oferecidos, os protocolos seguidos pela equipe de saúde e o acolhimento humanizado proporcionado pela unidade.

Entre os participantes estavam Paula Batista e Willian Araújo, que elogiaram o trabalho realizado no HRAS. “É fundamental que todas as mães e pais conheçam cada etapa do processo. Nos chamou atenção a estrutura moderna, com salas de parto equipadas e aconchegantes. Isso nos dá ainda mais segurança na escolha do local para o nascimento do nosso bebê”, destacou a técnica de enfermagem.

A visita guiada integra as iniciativas do curso “Laços de Amor”, promovido pelo Comitê de Humanização (CH) do Hospital Abelardo Santos. Realizado bimestralmente, o programa pretende orientar gestantes e seus familiares sobre temas essenciais relacionados ao parto e aos cuidados com o recém-nascido e é conduzido por profissionais assistenciais e administrativos.

“O projeto ‘Laços de Amor’ abre inscrições para o público externo, que se esgotam rapidamente. Há futuros pais e mães que moram tanto nas proximidades quanto em regiões mais distantes e que nunca estiveram na unidade. Esse é um momento de muitas incertezas, e a confiança nos profissionais e no hospital na hora do parto é uma delas. Então essa experiência ajuda a tranquilizá-los”, destaca Suzane Gonzaga, supervisora de Humanização.