Hospital Galileu encerra ‘Semana da Esperança

5 votos

 

Programação incluiu oficinas, cinema, musicoterapia e show de comédia para divertir os pacientes

Uma semana especial, com atividades diárias visando o bem-estar, o acesso à arte e ao entretenimento, movimentou a rotina dos pacientes em tratamento de saúde no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém.

Oficinas de cartas sobre histórias culturais traduzidas para o presente, pinturas, máscaras, artesanato de ecobag, musicoterapia, peças de teatro, show de comédia, sessão de cinema e doações de livros fizeram parte das ações que foram realizadas entre os dias 25 e 29 de setembro.

A programação ajudou a aliviar o cansaço do marceneiro Claudio Leite, de 65 anos, e sua esposa, a agricultora Socorro da Silva, 56 anos, que se deslocaram, por mais de três horas, do município de Tomé-Açu até a capital paraense, onde procuraram atendimento com o urologista da unidade.

“Foi muito bom. Dei muita risada. É muito bom para quem está aqui aguardando a consulta”, disse Cláudio, surpreendido pelo show de stand up comedy, na recepção do HPEG.

“Eu também gostei bastante no final. Depois das brincadeiras, eles também desejaram melhoras à saúde de todos e incentivaram o cuidado com a saúde. Foi muito legal”, elogiou Socorro.

Já na oficina de customização de máscaras, a pescadora Ercilia da Silva Barros, de 48 anos, mostrou toda a sua criatividade.

“Foi uma ação muito importante. Personalizamos as nossas máscaras. Tínhamos a opção de escolher flores, corações ou borboletas; eu escolhi flores. É bem legal, e ainda ajuda na adesão do uso. É uma atividade interessante também para crianças”, observou a paciente ainda internada, que precisou se submeter a uma cirurgia após sofrer um acidente de moto e machucar gravemente a perna e o calcanhar.

Atividades – Todas as atividades fazem parte da programação da ‘Semana da Esperança’, uma iniciativa do Ministério da Cultura, que conta com o apoio de empresas nacionais de serviços farmacêuticos e de saúde.

“O Galileu é uma unidade de referência em projetos de humanização. E ele foi um dos cinco hospitais parceiros do projeto que leva alegria e bem-estar a pacientes adultos e idosos em tratamento de saúde, por diversos estados brasileiros. A iniciativa também conta com o apoio de uma rede nacional de serviços em saúde”, observou Anny Segóvia, coordenadora de Humanização do HPEG.

Com esta parceria, o usuário é o maior beneficiado. “Essa união foi muito bem-vinda, pois envolveu acolhimento, aprendizagem e lazer, que são essenciais para quem permanece internado. Os trabalhos foram pautados no cuidado humanizado através de ações e projetos com intuito de  melhorar a experiência dos nossos pacientes”, destacou a diretora executiva do HPEG, Liliam Gomes.

Serviço: A unidade, que pertence ao Governo do Estado, é administrada pelo Instituto de Saúde e Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HPEG está localizado na Avenida Mário Covas, nº 2.553, e é referência em ortopedia, cirurgias de fraturas de baixa e média complexidade, exceto fraturas de fêmur, quadril e coluna, e próteses. São realizados no HPGE procedimentos em fratura diafisária da tíbia, fratura distal do antebraço e mão, e osteomielite crônica e aguda.