Hospital Galileu promove conscientização para trânsito seguro nas estradas em julho

8 votos

Iniciativa já comemorou a vida de 130 usuários levando emoção, surpresa e gratidão ao ambiente hospitalar

 

 

A comemoração de um aniversário, mesmo que não seja uma preferência de todos, quem a recebe, de fato, celebra em conjunto a vida, as superações que surgem ao longo do tempo, as experiências vividas e reforça a esperança do futuro. Como forma de prestar uma homenagem nesta data tão especial e dizer que o paciente não está sozinho, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Região Metropolitana de Belém, mantém o projeto ‘Surpresa pra Você’. A iniciativa singela é de grande valor para quem a recebe.

Pela primeira vez em seus 25 anos, o autônomo Lucas Lúcio Santos, recebeu uma festa de aniversário surpresa. Para ele, que está há 7 dias internado na unidade, esse momento seria quase impossível. “Nunca recebi algo desse jeito. Na verdade, eu nunca recebi festa de aniversário. Estou surpreso e muito feliz”, confessou o paciente que trata uma osteomielite na perna, após um baque em um jogo de futebol.

A iniciativa do setor de Humanização do HPEG já homenageou mais de 130 usuários, desde o ano passado, quando o projeto foi lançado. A ação acontece uma vez por semana e reúne os aniversariantes do período. A equipe assistencial transforma os leitos em uma pequena festa, com direito a balões, bolo, cartazes, músicas, além de presentes como livros e um kit de higiene e outras guloseimas, a partir da liberação do setor de nutrição.

 

Emoção 

O pedreiro Daniel Rodrigues, completou 33 anos na última sexta-feira, 28. Há uma semana, internado, a comemoração surpresa do seu aniversário o deixou emocionado. “Foi inesquecível. Todo esse tempo aqui sozinho, longe de casa, da família, eu não esperava que isso poderia acontecer. Esse projeto é muito significativo para quem está no leito do hospital. Vem à mente coisas boas, nos distrai e afasta a solidão”, disse o paciente que sofreu um acidente de motocicleta.

Quem também guardará para sempre esse momento na memória é o vendedor de material de construção, Antônio Nunes. Para ele, a comemoração dos seus 56 anos, é uma vitória vencida após ter uma fratura exposta. “Nunca esquecerei desse aniversário. E que tenho mais de 50 anos e nunca ninguém fez algo assim para mim. Agradeço a equipe por tudo, por ter se lembrado da gente”, agradeceu emocionado.

Iniciativa

A humanização hospitalar está nos simples gestos do dia a dia. São iniciativas que com pouco recursos trazem um impacto grande na vida de quem as recebe. “O ‘Projeto Surpresa pra Você’ nasceu de várias experiências vivenciadas dentro do hospital. Percebemos que toda e qualquer comemoração feita para homenagear os nossos pacientes pela resistência, força e luta para sobreviver trazem um impacto positivo. A humanização também está na gentileza, na forma de tratar, na atenção que damos ao próximo”, destaca Anny Segóvia, coordenadora de Humanização do Galileu.

 

 

A homenagem também traz resultados surpreendentes no tratamento dos usuários. “No Galileu recebemos muitas vítimas de acidentes. Pessoas que perdem membros ou parte deles. Que passam a ter dificuldades de locomoção e quando estão na unidade, passam parte do tempo reflexivas, no que aconteceu e na volta para casa. E quando levamos um pouco de atenção, doamos o nosso tempo para dizer o quanto aquela pessoa é especial e quanto ela é lutadora, é algo transformador. A autoestima melhora, eles passam a aderir melhor o tratamento e aceitar que aquela fase da vida vai passar”, completou Segóvia.

Saúde Pública – Referência na recuperação de pacientes com traumas ortopédicos do governo do Estado, a unidade também oferta acompanhamento psicológico aos usuários internados.

“Temos assistentes sociais e psicólogos no atendimento dessas pessoas que são vítimas de trauma. Mas, o Projeto ‘Surpresa pra Você’ é um tipo de ação que promove um ambiente hospitalar acolhedor tanto para quem recebe, quanto aos nossos colaboradores que se dedicam diuturnamente, em melhorar a experiência do paciente dentro da unidade. Essas iniciativas partem de um processo terapêutico de recuperação dos pacientes e, com elas, oferecemos e promovemos vários benefícios aos usuários, sobretudo, o resgate da autoestima”, frisou Lilam Gomes, diretora-executiva do HPEG.

Perfil – O Hospital Galileu é uma unidade pública, do Governo do Estado, gerenciado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

 

Texto: Roberta Paraense/ Ascom Galileu