I PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS, PROMOVIDO PELA FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ – FSCMPA

8 votos

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO PARÁ
PROJETO DE PREMIAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS
Belém-PA 2023

APRESENTAÇÃO
O projeto dispõe da participação no I Prêmio de Boas Práticas, promovido pelo setor do Comitê de Humanização / Núcleo de Experiência do Paciente / Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará – FSCMPA, edição do ano de 2023.
Sabe-se que na FSCMPA existe processos gerenciais importantes como capacitações técnicas, uma boa estrutura e uma modernidade em equipamentos, com isso, sabemos também que temos uma equipe multiprofissional capaz de aumentar sua produtividade contribuindo com o serviço, melhorando na qualidade de seu atendimento, na experiência do paciente e na produtividade dos setores, pois dispõem de um trabalho mas humanizado, guiados por finalidades.
Assim, com o objetivo de reconhecer e socializar práticas exitosas, a Fundação Santa casa de Misericórdia do Pará – FSCMPA por meio da Presidência, Comitê de Humanização -CMHU, Núcleo de Experiencia do paciente e Ouvidoria – NEPO, Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança – NGQS, Gerência de desenvolvimento de pessoas – GEDP, Núcleo de Comunicação e Eventos – NCEV, promoveu o I Prêmio de Boas Práticas, que ocorreu no Auditório da FSCMPA no dia 06 de Abril de 2023.

SELEÇÃO E SUAS FINALIDADES
O Prêmio Boas Práticas 2023 é um instrumento para identificar, disseminar e reconhecer práticas exitosas desenvolvidas pelos trabalhadores dos setores da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
Consideram-se boas práticas as atividades criativas e com resultados comprovados, planejadas, implementadas e executadas por gestores (as) e profissionais dos setores assistenciais, com a finalidade de demonstrar a essencialidade da política da assistência humanizada, bem como aumentar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários.
O Prêmio de Boas Práticas 2023 foi realizado no Auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
Não se trata de estabelecer um ranking ou competição entre os setores/coordenações, mas reconhecer, valorizar e dar visibilidade às boas experiências profissionais.
Os objetivos do I Prêmio de Boas Práticas são:
Identificar, disseminar, valorizar e estimular a realização de ações de modernização e inovação no âmbito assistencial que estejam contribuindo para o aprimoramento de um atendimento de qualidade.
Possibilitar a replicação das boas experiências no âmbito Estadual.
Colaborar para a imagem de uma assistência mas moderna e eficiente junto às situações hospitalares e da opinião pública em geral.
Puderam participar da seleção para premiação os setores assistenciais da FSCMPA, assim como as Coordenações que tenham práticas que contribuam de forma efetiva e comprovada.

AVALIAÇÃO, JULGAMENTO DAS PRÁTICAS E DA PREMIAÇÃO
A avaliação e julgamento das práticas inscritas obedeceram os seguintes critérios:
I. Criatividade e replicabilidade: analisa a contribuição da experiência com soluções inovadoras para situações e problemas no contexto hospitalar, inclusive a adaptação de instrumentos para serem aplicados em novos contextos e o potencial de implementação da experiência em outros setores/coordenações;
II. Qualidade: avalia o impacto e melhorias – diretas e indiretas – para determinado segmento dos usuários, considerando o fortalecimento de vínculos familiares e profissional no contexto hospitalar;
III. Impacto Social: mensura o grau de alcance dos objetivos e resultados junto aos
usuários;
IV. Eficiência: avalia a relação entre custos e resultados/benefícios;
V. Protagonismo/participação do(a) usuário(a): analisa o nível de envolvimento do(s)
usuário(s) na execução e avaliação da experiência;
VI. Experiência com base nos Dispositivos da PNH: analisa a vinculação da experiência
com as orientações de que os dispositivos da PNH preconizam, principalmente no que tange a
escuta, acolhimento, responsabilização, resolutividade, comunicação e organização.

RESULTADOS ALCANSADOS:
Dos projetos recebidos, 08 foram classificados, recebendo certificação e os 03 (três) primeiros troféus. Premiação entregue pelo presidente do Hospital na presença dos líderes da FSCMPA.

COLOCAÇÃO POR TÍTULO DA PRÁTICA:
1º O CARIMBO QUE MARCA A VIDA
2º PROGRAMA DE ANOMALIA DO DESENVOLVIMENTO SEXUAL
3º ENCANTOS DA CASA
4º ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GESTAÇÃO DE RISCO
5º RODA DE CONVERSA SOBRE ANTICONCEPCIONAL
6º IMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO PNAR
7º AMOR NA LATA
8° MÃOZINHAS QUE SARAM