Importância da Visita Domiciliar Simulada para estudantes do Curso de Medicina. O olhar do docente

13 votos

A Visita Domiciliar Simulada (VDS) foi construída no Curso Médico da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE), a partir da aplicação de Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem e das necessidades educacionais envolvendo Conhecimentos, Habilidades e Atitudes dos futuros Profissionais de Saúde.
Na prática da VDS , os acadêmicos recebem um caso, previamente preparado pela equipe de proposição curricular, com objetivos específicos para a realização da visita ao usuário do SUS. As descrições do “caso simulado” lembram as informações resumidas, presentes em um prontuário do usuário de uma Estratégia Saúde da Família (ESF), adscrita a um território de saúde.
Existe uma atriz, ou ator, que têm um “script”, com informações básicas sobre a realização da visita, como: nome, idade, medicações em uso atualmente, queixas principais e duração, história da moléstia atual, condições de vida, acesso à ESF, realização de exames, autonomia e vínculo com trabalhadores da Unidade de Saúde. A partir dessas informações prévias, se desenvolve a VDS e o estudante começa uma “conversa” com o “usuário SUS simulado”, em uma “casa previamente montada pelos docentes” que funciona como um cenário de ensino e aprendizagem.
A “ESF”, na realidade, utiliza a visita domiciliar como uma estratégia para aproximar a equipe interprofissional de saúde e o universo das famílias.
Os Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) buscam dar um enfoque, na “VD Simulada”, entendendo a família como um espaço de agregação de pessoas, inseridas em um contexto social. Dessa maneira, a família é o objeto prioritário para os futuros médicos focarem a atenção integral à saúde e iniciarem propostas de cuidado, com foco nos Princípios do SUS, de acordo com a Lei 8080/90.
Após a realização da “VD Simulada” os Facilitadores utilizam um “debriefing” para desconstruí-la, resgatando os seus aspectos mais importantes, para os estudantes.
Facilitadores construíram, na última VD Simulada, para o termo 1 do Curso Médico, um caso, a partir da Atenção Integral à Saúde do Idoso. Os Professores explicaram previamente para os discentes, que na prática diária, a equipe interprofissional de saúde, na ESF realiza suas atividades considerando o núcleo familiar. Dessa maneira, o processo de trabalho é orientado pelas necessidades das famílias, nas comunidades, de acordo com as orientações presentes na Políticas Públicas que emergem da Epidemiologia, em nossos municípios.
Docentes consideraram que a convivência e as trocas da Equipe de Saúde com as famílias, nos respectivos territórios de Saúde, podem ser entendidas como ganhos para as duas partes. O núcleo familiar ganha o acesso aos serviços, para melhorar o seu bem estar biopsicossocial e a sua qualidade de vida. Os profissionais de saúde, por sua vez, mostrarão ações mais resolutivas, possibilitando que o Sistema Único de Saúde (SUS) possa reduzir custos, entendendo que o cuidado à saúde ajuda a diminuir índices de internação hospitalar, auxiliando na otimização dos recursos materiais e humanos nas comunidades.
Estudantes entenderam, após a VD Simulada, que os profissionais de saúde da Atenção Primária, nas ESFs, trabalham na porta de entrada do SUS. Dessa maneira, estão em contato direto com pessoas, famílias e comunidades, desenvolvendo ações para prevenir doenças, cuidar e promover a saúde, além de educar para a saúde.
Facilitadores ainda consideraram que os profissionais da ESF trabalham na linha de frente, do Sistema Único de Saúde, e nos respectivos territórios, conseguindo desenvolver várias atividades nas áreas de abrangência, nas quais cada equipe interprofissional fica responsável por cerca de mil famílias. As ações são direcionadas, pelos profissionais de saúde, para uma determinada população, que tem grande proximidade com as equipes.
Os participantes consideraram como positiva a utilização de Visitas Domiciliares Simuladas, antes da realização das VDs “de verdade”, nas comunidades ligadas às ESFs.

Referências:
A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://periodicos.furg.br/vittalle/article/download/7625/4956/21558&ved=2ahUKEwiCoJW2uP75AhVRppUCHcCxAKg4ChAWegQIDhAB&usg=AOvVaw1f89M7O9osq-Y3vk-YtK9B
Acesso em 05 09 2022, às 16h 45min.

Metodologias ativas na graduação em enfermagem: um enfoque na atenção ao idoso.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/T3MbRzVD93QZhZ7WRRDwTQQ/?lang=pt&format=pdf
Acesso em 05 09 2022, às 17h 12min.