Importância de estimular estudantes médicos a fazerem educação em saúde a partir da PNAISC

8 votos

Educar em saúde é uma ação que contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica nas pessoas. Os usuários SUS, e os Trabalhadores da Saúde, a partir da “Educação em Saúde” são estimulados a buscarem soluções e a se organizarem para realizar ações coletivas visando ao bem estar biopsicossocial das pessoas que residem nos territórios de saúde, ligados às Estratégias Saúde da Família (ESFs).
Ações de Educação em Saúde podem capacitar pessoas e grupos, para transformarem a realidade local. É muito importante aproximar o contexto social e político, do processo educativo, analisando as estruturas de poder, considerando as diferentes maneiras de se conduzir o processo de ensino-aprendizagem no Curso de Graduação em Medicina.
O Programa de Aproximação Progressiva à Prática, da Faculdade de Medicina, na Universidade do Oeste Paulista (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) insere os estudantes médicos em nove ESFs, localizadas nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, como membros das equipes interprofissionais, graças a uma parceria entre Academia e Serviço.
Nós, facilitadores, utilizamos Metodologias Ativas, como a Problematização para estimular a criação de Planos de Ação, com foco na: Atenção Individual, Coletiva, nos Processos de Trabalho e na Educação em Saúde.
A Liga de Saúde da Família e Comunidade (LSFC) da UNOESTE organizou uma Roda de Conversa Virtual, no mês de Março de 2022, com foco na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).


Consideramos que a Educação faz parte de um processo de trabalho, realizado pelos profissionais de saúde, voltado para transformar a consciência individual e coletiva das pessoas. A partir dessa mudança, provocada pela educação, os usuários do SUS podem fazer suas escolhas, com foco na criação de ambientes saudáveis na comunidade.
Também consideramos que a Pnaisc tem sua estrutura alicerçada em princípios, diretrizes e eixos estratégicos. Seu objetivo é promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno. Para que isso ocorra, as equipes precisam dispensar atenção e cuidados integrais e integrados, desde a gestação até os nove anos de vida, com atenção especial à primeira infância e para as populações com maior vulnerabilidade.
Ações de Educação em Saúde, na PNAISC, visam à redução da morbimortalidade e a um ambiente que facilite a vida, com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento.
Os princípios que orientam a PNAISC, garantem o direito à vida e à saúde, o acesso universal de todas as crianças à saúde, a equidade, a integralidade do cuidado, a humanização da atenção e a gestão participativa.
A Política também propõe diretrizes para nortear a elaboração de planos e projetos de saúde voltados para as crianças, como a organização de ações e os serviços de saúde ofertados pelos diversos níveis e redes temáticas de atenção à saúde; promoção da saúde, qualificação de gestores e trabalhadores; fomento à autonomia do cuidado e corresponsabilização de trabalhadores e familiares; intersetorialidade; pesquisa e produção de conhecimento e monitoramento e avaliação das ações implementadas. Expliquei, aos alunos, que a Pnaisc está estruturada em princípios, diretrizes e eixos estratégicos.
Suas ações se organizam a partir das Redes de Atenção à Saúde (RAS), com ênfase para as redes temáticas, em especial à Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil e tendo a Atenção Básica (AB) como ordenadora e coordenadora das ações e do cuidado no território, e servirão de fio condutor do cuidado, transversalizando a Rede de Atenção à Saúde, com ações e estratégias voltadas à criança, na busca da integralidade, por meio de linhas de cuidado e metodologias de intervenção, o que pode se constituir em um grande diferencial a favor da saúde da criança.
Os participantes consideraram como positivo o estímulo da Educação em Saúde, na PNAISC, a partir da Roda de Conversa organizada pela LSFC da UNOESTE.

Referência:
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2018/07/Pol%25C3%25ADtica-Nacional-de-Aten%25C3%25A7%25C3%25A3o-Integral-%25C3%25A0-Sa%25C3%25BAde-da-Crian%25C3%25A7a-PNAISC-Vers%25C3%25A3o-Eletr%25C3%25B4nica.pdf&ved=2ahUKEwiclYuWyM32AhVklJUCHfFUCzcQFnoECDUQAQ&usg=AOvVaw0ZTwhCD0IKBgn43fCSHHHd
Acesso em 17 03 2022, às 13h.