PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUC-SP)
Trabalho realizado na disciplina “Pressupostos para a prática profissional do psicólogo na saúde”, com a professora Dra. Maria Cecília Roth.
Discentes: Angelita Aguiar, Beatriz Durán, Giovanna Mingues, Isadora Asfur, Letícia Macedo, Mateus Tomé
O jogo Pensando no Cuidado com a Sexualidade de Adolescentes (PCSA) objetiva, de forma lúdica, educar e ampliar o diálogo entre profissionais da saúde e/ou pedagogos em torno da sexualidade dos adolescentes. Visa, portanto, promover a conscientização dos direitos reprodutivos e sexuais dessa população, voltando-se à educação sexual como uma das formas de garantia desses direitos.
Sendo assim, visa capacitar os profissionais para atuações voltadas à promoção de bem-estar social, saúde e segurança em torno dessa temática fortemente presente na adolescência. Concomitantemente, visando identificar, construir e fortalecer redes de apoio voltadas à esse cuidado.
Isto posto, o material foi elaborado para utilização dos trabalhadores supracitados em serviços de saúde do SUS – como na UBS e no CAPS IJ – ou em serviços socioeducativos – como em escolas e no CCA. Entretanto, reforça-se que o jogo pode ser acessado em quaisquer outros contextos que envolvam adultos cuidadores de adolescentes.
PCSA trata-se de um jogo composto por um tabuleiro e 21 cartas com perguntas relacionadas às diferentes temáticas em torno da sexualidade: formas de prevenção de IST’s e gravidez, abordagem voltando-se a conscientização em torno das diversidades voltadas à identidade de gênero e orientação sexual, informação quanto aos serviços públicos voltados ao acolhimento de adolescentes que oferecem cuidado às suas sexualidades, legislação e direitos voltados a esse campo, entre outras.
MATERIAL DE JOGO: Um tabuleiro de 21 casas, três a cinco pinos, um ou dois dados, 21 cartas
COMO JOGAR: Cada participante terá uma rodada para ler uma carta sorteada com uma pergunta acerca do tema da sexualidade com alternativas de resposta a, b e c. Caso seja escolhida a alternativa da resposta correta, o jogador poderá sortear um número no(s) dado(s) referente a quantas casas seu pino andará no tabuleiro. Caso a pessoa não acerte a resposta, não andará nessa rodada. As rodadas funcionam com uma pergunta por vez para cada participante, sendo cada carta escolhida pelo próprio jogador. Ganha o jogo aquele que chegar no final do tabuleiro ou aquele que o pino estiver mais à frente dos restantes no tabuleiro quando acabarem as cartas de perguntas. Aconselha-se que uma pessoa seja “juíza” do jogo, ou seja, aquela que aplica o jogo e fica responsável pelo gabarito de respostas para afirmar se os jogadores escolheram as alternativas corretas ou não.
Segue abaixo o link para acesso dos materiais (tabuleiro, jogo de cartas e gabarito).